fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu de Arte Sacra em São José mantém tradição com exposição “Presépios”

A visitação é aberta ao público, podendo ser feita de terça a sábado, das 9h às 18h, de forma gratuita e para todas as idades. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Museu de Arte Sacra, no centro de São José dos Campos, recebe a exposição “Presépios”. A exposição ficará de 25 de novembro a 31 de janeiro de 2024.

A visitação é aberta ao público, podendo ser feita de terça a sábado, das 9h às 18h, de forma gratuita e para todas as idades. O museu é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A exposição tem como objetivo manter viva a tradição de montagem dos presépios e aproximar o público da arte e da cultura popular, implementando o calendário do museu e valorizando a religiosidade natalina, que é presente deste a antiguidade em nossa civilização.

Os presépios de Natal são uma representação da história do nascimento do menino Jesus. A tradição de se montar o presépio teve início no ano de 1223, na Itália.

O frade Francisco de Assis queria mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus, então teve a ideia de recriar a cena a partir de argila, com o trabalho manual.

Já a árvore de natal tem suas origens ligadas as tradições medievais, contudo, de acordo com alguns historiadores, a montagem da árvore de natal como conhecemos atualmente, teve início no século 17, na Alemanha, com Martinho Lutero.

Visitação
Terça a sexta, das 9h às 17h
Aos sábados, das 9h às 14h
Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

Botão Voltar ao topo