fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ano Vocacional é encerrado com missa no Altar Central da Basílica de Aparecida

Período chega ao fim com saldo positivo. (Foto: Juan Ribeiro)

No próximo sábado (25), no Altar Central da Basílica de Aparecida, às 18h ocorre a Missa de encerramento do Ano Vocacional da CNBB. Quem preside a celebração eucarística é o Bispo Auxiliar de São Paulo e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Ademir Mezzari.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu que a Igreja Católica no país vivesse um ano voltado para a reflexão, oração e promoção das vocações no país. Esse foi o terceiro Ano Vocacional, que teve início no dia 20 de novembro de 2022 e se encerra juntamente com o fim do Ano Litúrgico, na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Bons frutos foram colhidos durante esse período vivido pela Igreja. “Nossa avaliação é muito positiva, pois percebemos que tocou o coração da Igreja e a vida dos fiéis. Os reflexos, consequências e frutos do terceiro Ano Vocacional prosseguem ao longo dos próximos meses e anos”, avalia Dom Ângelo.

O ano de 2024, a pedido do Papa Francisco, será um ano de oração e preparação para o grande jubileu de 2025. O Santo Padre pediu para que se tenha como centro a oração, tanto pessoal quanto comunitária. “Por isso, em preparação para o jubileu dos primeiros 25 anos do século XXI, esse ano santo, o Papa pede para que rezemos. E nós, como animadores vocacionais, entendemos que será um ano propício para se rezar pelas vocações em geral”, completa Dom Ângelo.

Para o próximo período, a Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB escolheu o tema “Igreja: Uma Sinfonia Vocacional”, que foi aprovado pelo CONSEP (Conselho Episcopal Pastoral). O tema foi inspirado na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

No mês passado, em uma reunião ampliada da Comissão, ocasião em que foi definido o tema para o próximo período, também foi discernido o lema: “Rogai, pois, ao Senhor da colheita que mande operários para sua messe”. O trecho foi retirado do Evangelho de São Mateus, capítulo 9, versículo 38.

Botão Voltar ao topo