fbpx

GCM de Caraguá completa um ano com mais de 18 mil operações realizadas

(Foto: Divulgação/PMC)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba esteve na manhã de terça-feira (21), no Teatro Mario Covas, para uma reunião informal, comemorativa ao primeiro ano de sua formação.

No encontro, foi apresentado um balanço da atuação da GCM no município, apontando mais de 18 mil operações realizadas durante o período.

Na cerimônia, os GCMs ouviram uma palestra motivacional, proferida pelo GCM do município de Jandira, Siderley Andrade de Lima, que é consultor de segurança pessoal, foi militar graduado do Exército e coordenador de cursos e treinamentos da GCM de Jandira. Siderley também é autor de artigos e livros sobre assuntos relacionados à Segurança.

Estiveram presentes ao encontro o prefeito Aguilar Junior, o secretario de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti e o superintendente da GCM, Cláudio Dias.

O Prefeito falou aos GCMs sobre sua gratidão e reconhecimento ao trabalho exercido pela tropa. Destacou o trabalho do secretário Marcel Giorgeti, chamando-o de “missionário” e falou também sobre a dedicação do superintendente da GCM, Cláudio Dias.

“Foi uma grande alegria, como prefeito, poder criar a Guarda Civil Municipal. Estar prefeito é bom, mas acarreta uma enorme responsabilidade e poder contribuir para a melhoria da segurança pública do município é algo especial. Quando vejo uma viatura da GCM na rua, fico emocionado pois sei que é fruto de um trabalho árduo e uma conquista importante para nossa população”, disse Aguilar Junior.

Números da GCM

A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 61 integrantes, sendo sete mulheres, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.

De janeiro até a primeira quinzena de novembro deste ano, foram realizadas 18.014 operações. Entre elas, 11.756 rondas escolares, 458 rondas em pontos turísticos, 352 ocorrências resolvidas no local, 1.409 abordagens, 38 indivíduos presos, 17 flagrantes, 87 bloqueios, 15 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, 1814 pontos de visibilidade, entre outras.

Serviço

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153

Botão Voltar ao topo