fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Dia da Consciência Negra” é celebrado com homenagens na Câmara em Pinda

Celebração do Dia da Consciência Negra aconteceu nesta terça-feira, dia 21 de novembro, no Plenário da Casa Legislativa e reuniu autoridades, lideranças da comunidade negra e convidados especiais

Sessão Solene em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Em uma noite que reuniu artes, dança, música e reflexões sobre a cultura e diversidade negras, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a sessão solene em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. O ato solene reuniu lideranças da comunidade negra, autoridades municipais e convidados especiais.

A Sessão Celebrativa foi a oportunidade em que o Poder Legislativo reconheceu e ofereceu homenagens – por meio de Diplomas de Honra ao Mérito e um Cartão de Prata – aos ilustres cidadãos representantes da comunidade negra do município, que detém o respeito, o reconhecimento, a liberdade de expressão e expressa a igualdade na busca de uma sociedade moderna, fraterna, justa e igualitária. A sessão foi promovida por intermédio do Requerimento nº 4.311/2023, de autoria do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, que também presidiu o ato solene. Além do vereador Vela, participaram da Mesa Diretora da sessão, o Presidente da Câmara, vereador Norberto Moraes; o Vice-Prefeito da cidade, Ricardo Piorino, o Secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado; o Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, Wagner Eduardo Conceição Souza; a Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB de Pindamonhangaba, Dra. Évelyn Ana da Silva Xisto e a Diretora de Direitos Humanos de Pindamonhangaba, Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena. Participaram da sessão, a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e o vereador José Carlos Gomes – Cal.

Entre os convidados especiais estavam presentes a Miss Beleza Negra Pindamonhangaba 2023, Maria Ivony, o Mister Beleza Negra Pindamonhangaba 2023, Christopher Dutra Teixeira e a Musa Beleza Negra Pindamonhangaba 2023, Ana D’arc.

Sessão Solene em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Hinos
A sessão foi aberta coma saudação do vereador Herivelto Vela e logo em seguida uma inovação: o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado na voz da cantora Sara Cristina Alves de Lima e Hino de Pindamonhangaba com vídeo de acompanhamento cedido pela Banda Sinfônica da Corporação Musical Euterpe pelo cantor Wagner Leandro Ribeiro – Wagner Muzak.

Orador Oficial
Indicado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, o orador oficial da noite foi o presidente da entidade, Wagner Eduardo Conceição Souza. Ele disse que “o dia, o mês, as discussões sobre Consciência Negra são exatamente para refletir sobre essas questões que assolam nossa sociedade e que ainda discrimina un único grupo de pessoas: o povo preto, negro”.

Sessão Solene em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Para Wagner Eduardo, “precisamos sair desses discursos e discussões ultrapassados e passar a agir. Falar de raça humana, de consciência humana não contribui em nada. Não falar de racismo não acaba com ele”. O orador oficial observou que “temos ciência que nossa sociedade ainda vive consequências de um passado triste e cruel. Convoco negros e principalmente brancos a se engajarem na luta com a gente, repensando formas de agir e pensar, de dar voz e espaços aos negros”.

Capoeira, Dança, Hip Hop e Samba
Durante a sessão solene, a Câmara de Pindamonhangaba, abriu diversos espaços para a manifestação da comunidade negra. Entre as manifestações, o destaque foi a apresentação do grupo de capoeira do Mestre Mandela e do “Afrobeat Dance”, da professora Rayane Fidelix. A música também recebeu atenção especial. O artista Pindense, Di Preto, interpretou uma canção de sua própria autoria. E sob a regência do mestre Tio Dão, aconteceu a apresentação de um mix das baterias dos Blocos Carnavalescos “Memória das Escolas de Samba de Pindamonhangaba” e H-lera.

Homenagens
Mas a noite também teve o seu ponto alto com a entrega das honrarias da Câmara de Pindamonhangaba aos integrantes da comunidade negra da cidade. Indicada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, a senhora Lucirene Vitória Góes França Cavalca recebeu um “Cartão de Prata”. Por sua vez, Ítalo Henrique dos Santos César, Ivan Epaminondas Xisto e Cláudio Pereira receberam Diplomas de “Honra do Mérito”.

Encerramento
Ao final do evento e em tom de emoção, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, agradeceu a presença de todos e parabenizou os homenageados, autoridades e a todos os integrantes da comunidade negra de Pindamonhangaba.

GALERIA DE FOTOS

Botão Voltar ao topo