fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Capela de São Gonçalo é restaurada em São Sebastião

(Foto: Divulgação/PMSS)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) reabriu, segunda-feira (20), a Capela de São Gonçalo, localizada no Centro Histórico do município.

A reabertura integra as solenidades em celebração ao Dia da Consciência Negra, data comemorativa em 20 de novembro, feriado estadual.

Participaram do cerimonial, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Alves Moreira, diretor presidente da Fundass, Cristiano Teixeira Ribeiro, diretor cultural, Adbailson Wellington Moreira dos Santos, padre da Paróquia São Sebastião, Alessandro Henrique Coelho, babalorixá Ataualpa de Figueiredo Neto, integrantes do Bloco de Afoxé Ilê Un Zâmbi, Maracatu Odé da Mata, moradores, veranistas, turistas e visitantes.

A australiana Denise Vieyts, 40 anos, trouxe a filha Martina, 10 anos para conhecer a cultura do pai brasileiro. “Estamos no bairro Pontal da Cruz.

Meu marido Maurício é paulistano e sempre frequentou São Sebastião. Vi no site da Prefeitura que teriam essas festividades em celebração ao Dia da Consciência Negra e fiz questão de trazer minha filha para conhecer a cultura do pai que é muito interessante. As roupas, as tradições, tudo é maravilhoso e eu não queria que ela visse só por fotos, eu queria que ela conhecesse ao vivo, essa diversidade linda”, disse Denise.

“Sou do bairro Golfinhos de Caraguatatuba e vim assistir a reinauguração e a lavagem da Capela de São Gonçalo. Este resgate cultural que a Prefeitura de São Sebastião proporciona é magnífico, pois as futuras gerações conhecerão sua história”, avaliou Cássia Mamedio, 38 anos.

“Superaremos qualquer tipo de polarização, através do diálogo, do coração aberto. A paz passa pelo respeito em todas religiões”, argumentou o padre da Paróquia São Sebastião, Alessandro Coelho.

“Sou um afro-religioso. Estamos aqui louvando e agradecendo a Deus”, explicou o babalorixá, Ataualpa de Figueiredo Neto, presidente do terreiro de Angola Ilê Un Zâmbi.

“Nós negros temos nossos valores e sabemos honrar nossa cor junto a sociedade”, argumentou Tiago Fortunato, caiçara de família tradicional sebastianense.

O vice-prefeito e secretário de Saúde de São Sebastião, Reinaldo Aves Moreira enfatizou a importância da restauração da Capela de São Gonçalo. “Sinto-me honrado em estar neste evento fenomenal que respeita as tradições, num governo municipal que resgata a nossa história, a nossa ancestralidade. Agradeço a Fundass que alavanca a cultura sebastianense”, afirmou Reinaldinho.

Durante a solenidade, houve o cortejo com o Bloco de Afoxé Ilê Un Zâmbi, Maracatu Odé da Mata, e lavagem da Capela de São Gonçalo, parte da programação, em celebração ao Dia da Consciência Negra.

Capela de São Gonçalo

Segundo a Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) foram investidos cerca de R$ 440 mil para a restauração e revitalização da Capela, sendo reforma do telhado, nova pintura, implantação de sistema de câmeras de segurança e readequação de todo o sistema elétrico.

A Capela São de Gonçalo foi construída no século XVII e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Sua construção de pedra assentada sobre o barro, embora em pequenas dimensões, é um importante exemplar da arquitetura religiosa da época colonial e acredita-se que seja fruto de ato de devoção de leigos.

Atualmente, a Capela abriga o Museu de Arte Sacra de São Sebastião, com um rico acervo de obras de Arte Sacra em Barro, tradicionais do século XVII, encontradas durante as obras de restauro da Igreja Matriz (monumento do século XVII), além de doações de particulares da Igreja e o bem integrado Oratório Porta do Passo.

A restauração e revitalização do espaço tem o objetivo de valorizar e salvaguardar mais um equipamento histórico de grande valor cultural, artístico e arquitetônico mantido pela Fundass, possibilitando ampliar a quantidade de acervo e enaltecendo a cultura sebastianense e investindo na preservação da memória caiçara.‌

Botão Voltar ao topo