fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Encontro de governos locais debate políticas públicas sustentáveis

O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, participou da abertura do evento. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O que precisamos modelar hoje para assegurar um futuro mais sustentável? Essa é uma das questões discutidas durante o 1º Encontro Regional Iclei Sudeste, sediado em São José dos Campos.

Nesta segunda-feira (13), o Parque de Inovação Tecnológica recebeu importantes debates sobre conservação da biodiversidade urbana, infraestrutura verde, edificações sustentáveis e como a tecnologia pode contribuir na mitigação dos efeitos da emergência climática.

Com o tema “Eletromobilidade e Inovação: cidades inteligentes pelo clima”, o evento mobilizou representantes de governos associados, terceiro setor, academia e iniciativa privada, em jornadas de trabalho tratando pautas imprescindíveis para promover o desenvolvimento sustentável em âmbito local.

Para Rodrigo Corradi, secretário executivo adjunto do Iclei América do Sul, pensar em um desenvolvimento sustentável assegura mais qualidade de vida para as pessoas.

“Essa é uma pauta muito diversa, que afeta a população de várias maneiras. E São José dos Campos representa o que há de melhor dessa diversidade, promovendo integração e dando continuidade às suas políticas públicas sustentáveis.”

Alunos da Unesp, polo localizado no Parque de Inovação Tecnológica, também participaram das atividades. “É um assunto muito interessante, que impacta bastante gente. Pra nós, é uma oportunidade incrível aprender mais sobre e ter contato com profissionais tão gabaritados”, comentou Érica Rodrigues, aluna de engenharia ambiental.

publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

O encontro é uma realização do Iclei América do Sul em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e apoio do Parque de Inovação Tecnológica (PIT). Nesta terça-feira (14), a programação segue com visitas técnicas para os inscritos.

Sobre o Iclei

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.

Ativo em mais de 130 países, o Iclei influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Na América do Sul, o Iclei conecta seus mais de 100 governos associados em sete países a este movimento global.

Os Encontros Regionais do Iclei Brasil têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao Iclei e seus parceiros (universidades, setor privado, organizações do terceiro setor, entre outras) apresentando as tendências internacionais, promovendo a sensibilização de diversos atores sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.

Ao longo dos últimos dois anos, o Iclei vem realizando ricas jornadas de conhecimento e networking entre gestores públicos municipais através de seus encontros regionais.

Todas as regiões geográficas do país são visitadas, e em 2023, já foram cinco edições: em Natal (Encontro Regional Iclei Nordeste), Palmas (Encontro Nacional do Iclei), Porto Alegre (Encontro Regional Sul), Porto Velho (Encontro Regional Iclei Amazônia) e Belo Horizonte (Encontro Regional Iclei Minas Gerais).

Os Encontros adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, na trilha de cada um dos cinco caminhos de desenvolvimento promovidos pelo Iclei.

Botão Voltar ao topo