fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Governador Tarcísio dá posse ao 1º coordenador de Políticas para os Povos Indígenas em SP

Liderança indígena agradece com o argumento de que o governo atual fez mais para o seu povo em 11 meses, do que os seus antecessores

Governador Tarcísio ao lado do novo coordenador estadual dos Povos Indígenas e do secretário da Justiça e Cidadania. (Foto: Divulgação/SJC)

Em cerimônia realizada na aldeia Renascer Ywyty Guaçu, em Ubatuba (SP), o governador Tarcísio de Freitas deu posse ao Cacique Cristiano Awa Kiririndju como coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) do Estado de São Paulo, em evento realizado no sábado, dia 11 de novembro.

A coordenação de Políticas para Povos Indígenas é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania e, foi criada pela atual gestão, para aprofundar ações e ampliar a participação social das etnias indígenas que vivem no território paulista.

A constituição da CPPI, por meio do decreto 67.859/2023, do governador Tarcísio de Freitas, atende a reivindicação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP) e objetiva aprofundar as ações executivas do Estado e ampliar a participação social dos povos indígenas. Assim, São Paulo passa a ter representante oficial das comunidades indígenas paulistas em função de dirigente no Poder Público.

A cerimônia de posse aconteceu neste sábado e contou com a presença de mais de 500 indígenas representantes das cinco etnias no território paulista das principais aldeias do Litoral, Interior e áreas urbanas na região metropolitana, além de autoridades regionais e do governo estadual.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou ser uma felicidade muito grande estar presente nesse sábado com os representantes das comunidades dos povos indígenas do Estado de São Paulo. “Um dia histórico poder dar posse ao Cacique Cristiano como Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas do Estado de São Paulo, que passa a fazer parte da Secretaria da Justiça e Cidadania junto com o secretário Fabio Prieto”. O governador Tarcísio lembrou ter trabalhado mais de seis anos na Amazônia, quando teve a oportunidade de conviver com as comunidades indígenas e agora ele tem a oportunidade de olhar melhor para os povos do Estado que dirige desde janeiro de 2023.

“O dia de hoje é simbólico, um marco poder comemorar a nomeação do Cacique Cristiano, que passa a fazer parte da estrutura do Governo de São Paulo, na estrutura da Secretaria da Justiça e Cidadania. Isto significa ter voz, espaço, visibilidade a oportunidade de trabalhar o orçamento estadual, trazendo recursos para as comunidades indígenas”, afirmou o governador.

Para o secretário da Justiça e Cidadania (SJC), Fábio Prieto, a criação de órgão executivo é uma grande conquista para as comunidades indígenas. “Como magistrado federal, trabalhei 30 anos com a questão indígena. Propus ao Governador Tarcísio a criação do órgão, para dar efetivo protagonismo às comunidades indígenas. Ele não só se sensibilizou, como deu concretude ao projeto”, disse Prieto. Segundo ele, Cacique Cristiano é “um líder lúcido, inteligente, ponderado e que vai saber administrar e disputar o orçamento”.

Cristiano Kiririndju comemorou a criação da nova coordenadoria voltada apenas para atuar na defesa dos povos indígenas. “É um momento histórico e estou muito feliz de fazer parte dessa construção e de assumir essa Coordenadoria para poder apresentar as demandas da comunidade indígena. Em 11 meses o governador Tarcísio de Freitas fez muito mais do que a soma de feitos de seus antecessores”, afirmou o Cacique, que chamou Fábio Prieto de “jurista da cidadania” e agradeceu imensamente pelo esforço de concretizar esse braço governamental.

Como coordenador da CPPI, o Cacique Kiririndju terá a missão de ampliar a articulação da Secretaria da Justiça e Cidadania junto aos demais outros órgãos do governo estadual, para responder aos anseios e necessidades dos povos indígenas paulistas. Desde o ano passado, Cristiano presidia o CEPISP, escolhido pelas cinco etnias espalhadas em 37 territórios no Estado, além das que vivem em contexto urbano, na Grande São Paulo. Esse conselho existe há 18 anos e é um dos órgãos de representação da sociedade civil abrigados no organograma de atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania. Formado em pedagogia pela USP, Cristiano Kiririndju, 38 anos, faz parte da etnia tupi-guarani, da Aldeia Renascer, no município de Ubatuba, no Litoral Norte de são Paulo.

Encravada no Litoral Norte de São Paulo, dentro do Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, uma das dez mais importantes aldeias do Parque Estadual da Serra do Mar, a Aldeia Renascer, tupi-guarani, é símbolo da luta dos povos indígenas por seus direitos e autonomia, e berço do Cacique Cristiano.

Hoje com 23 famílias, 105 pessoas e 63 crianças vivendo da agricultura familiar e do cultivo do palmito pupunha, além da pesca no açude local, a aldeia Renascer é uma das comunidades indígenas mais organizadas de São Paulo, entre as dezenas de etnias presentes no estado, coabitado por Tupis-Guaranis, Guaranis, Terena, Kaingang e Krenak, dentre outras.

A aldeia possui uma escola indígena multilíngue, uma casa de reza e várias residências tradicionais para as famílias. Recentemente, por iniciativa do CEPISP, a Fundação Florestal de São Paulo autorizou o credenciamento dos membros da aldeia para atuarem como “guardiões da Mata Atlântica”, com treinamento e apoio de drones e câmeras modernas. A comunidade também obteve recursos, por meio de emenda parlamentar, para a construção de um Centro Cultural e de Convenções Indígenas em seu território, com direito a alojamento especial para turistas e estudantes.

Botão Voltar ao topo