fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Velejador de Ilhabela é Ouro nos Jogos Pan-Americanos

(Foto: Divulgação/PMI)

O velejador de Ilhabela, Mateus Isaac, conquistou medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, realizado em Valparaíso, no Chile, entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro. O atleta representou o país na categoria iQFoil de Vela.

O técnico e velejador, Bruno Prada, destacou a importância dessa medalha não apenas para o atleta, mas também para a história da vela em Ilhabela.

“Uma medalha inédita na história do esporte ilhabelense, primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos. Mateus tem um potencial enorme e vai trazer ainda muitas conquistas para nossa cidade”, salienta.

Mateus Isaac ressaltou a satisfação em poder representar o país em uma competição tão relevante no cenário esportivo internacional.

“É incrível poder trazer essa medalha para Ilhabela, sendo o lugar onde moro e onde pude fazer toda a preparação para esse campeonato. Fico muito feliz por trazer esse ouro para o Brasil também, após algumas dificuldades é gratificante ver que valeu a pena”, frisa.

Trajetória

O velejador possui diversas conquistas ao longo de sua carreira. Em 2021 conquistou o 2º lugar no Campeonato Italiano de iQFoil e a medalha de bronze no Campeonato Europeu de iQFoil. Além disso, conquistou o título de campeão na Copa Brasil de Vela em Ilhabela e no Sul-Americano iQFoil 2021.

Em 2022, liderou o Ranking Mundial de iQFoil, além de alcançar o lugar mais alto do pódio na Ultramaratona de iQFoil em Lanzarote.

O atleta ainda foi campeão na iQFoil International Games, no Campeonato Sul-Americano iQFoil e na Copa Brasil de Vela. Atualmente, o velejador se prepara para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Sobre a classe iQFoil

O iQFoil é um formato de windsurfing cuja principal diferença para sua predecessora, a RS:X, está na bolina que foi substituída por um foil (asa). Ou seja, em vez de flutuar, o barco parece voar devido ao uso de hydrofoils (asas aquáticas) presas ao fundo do barco, que o levantam totalmente da água em alta velocidade.

Ilhabela – Capital Nacional da Vela

Quando o assunto é vela, Ilhabela é referência nacional. Principal raia de treinos para os melhores velejadores do Brasil e do mundo, a cidade faz jus ao título de Capital Nacional da Vela.

Com objetivo de fomentar, valorizar e promover a modalidade na cidade, a Prefeitura trabalha de forma intensa para manter o título com o arquipélago e iniciar novos velejadores no fascinante mundo náutico com a Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, onde os alunos são inseridos inicialmente nas classes Optimist e Dingue, tendo a oportunidade de se desenvolver no esporte. Além dessas duas classes, a EVI também possui alunos nas classes Snipe, 420 e Hobie CAT 16.

“Nossa missão é formar campeões, profissionais da vela, cidadãos envolvidos com o mundo náutico. Trabalhamos arduamente para que Ilhabela, como Capital Nacional da Vela, tenha todas as condições para ser referência no cenário náutico do Brasil e do Mundo”, finaliza o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Botão Voltar ao topo