fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário Nacional marca início das festividades natalinas

Decoração natalina, novena, benção do Presépio e Parada de Natal unem famílias em Aparecida (SP)

Decoração natalina, novena, benção do Presépio e Parada de Natal unem famílias em Aparecida (SP). (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

Em expectativa para o Natal – segunda data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, que recorda o nascimento de Jesus – o Santuário Nacional de Aparecida preparou uma programação especial, gratuita, com diversas atividades, religiosas e culturais, para o fim de ano em Aparecida (SP).

No próximo dia 17, às 18h, a Cidade do Romeiro dará boas-vindas ao período de Natal, com a inauguração do evento “Natal na Cidade”. Nesta data, será realizado o acendimento das luzes que compõem a decoração natalina do local, além de apresentações musicais e atividades para as crianças.

Durante o mês de novembro, os visitantes poderão visitar a decoração e registrar fotos em espaços instagramáveis. Aos domingos, pela manhã, a Cidade do Romeiro contará com um atrativo a mais: o personagem Papai Noel estará no local para alegrar as crianças. O espaço pertencente ao complexo de acolhida do Santuário Nacional, está localizado na rua Isaac Ferreira Encarnação, 501 – Jardim Paraíba.

Parada de Natal

Em dezembro, a Parada de Natal, também na Cidade do Romeiro, ocorre aos sábados, nos dias 2, 9 e 16, sempre às 18h30. O evento, gratuito, contempla um desfile com personagens natalinos, com participantes de Projetos Sociais do Santuário Nacional, grupos musicais e de dança. Além disso, contará com um “Presépio vivo” e a presença do personagem Papai Noel.

Benção do Presépio

Dando início às atividades religiosas e ao tempo do Advento – novo ano litúrgico dos católicos -, a cerimônia de Benção do Presépio será realizada no primeiro domingo do mês, 3, na missa das 18h. O presépio será montado na parte externa da Basílica de Aparecida, no Jardim Norte, junto às luzes temáticas que enfeitam o espaço.

O presépio, do latim praesepium, retrata o ambiente da natividade do menino Jesus, em Belém, como narrado na Bíblia. Neste ano, a Igreja celebra 800 anos de criação do Presépio, por São Francisco de Assis. Item que inspira também o tema da Novena de Natal 2023: “Na companhia dos Santos, contemplemos o Presépio”.

Novena de Natal

Todos os anos, o Santuário de Aparecida prepara um roteiro oracional para que os devotos de Nossa Senhora possam vivenciar o espírito natalino. Com reflexões às 19h, na Basílica Histórica, a Novena de Natal será celebrada de 12 a 15 e de 18 a 22 de dezembro. O momento será transmitido pela TV Aparecida e pelo Aparecida ao Vivo.

Tradicionalmente, fiéis católicos se reúnem em família ou em suas comunidades para a oração da novena. Pensando nisso, um livreto para guiar as orações foi preparado pelos Missionários Redentoristas, em parceria com a Editora Santuário, e está disponível nas Lojas Oficiais do Santuário Nacional e na loja online a12.com/editora.

Missas de Natal e Ano Novo

Na véspera do Natal, 24 de dezembro, a tradicional Missa do Galo ocorre às 20h, no altar Central da Basílica. Para os devotos que desejarem participar de outras celebrações, mais cedo, os horários programados para a data são: 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, no Santuário; 9h, 15h e 19h, na Basílica Histórica.

Já no dia 25, solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a principal celebração ocorre às 9h, no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Os devotos participam da eucaristia também às 6h45, 10h30, 12h, 16h e 18h, no Altar Central, e às 8h e 18h, na Basílica Histórica.

Para o Ano Novo, no domingo (31), a celebração de véspera ocorre às 20h, na Basílica Nova. A programação de missas ao longo do dia se dará às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, no Santuário; 9h, 15h e 19h, na Basílica Histórica.

Na segunda-feira (1º), a solene Missa de Ano Novo, em que a Igreja celebra Maria, a Santa Mãe de Deus, será presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, às 8h, no Altar Central. Neste dia, as celebrações eucarísticas ocorrem às 6h45, 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h, no Altar Central, e às 8h e 18h, na Basílica Histórica.

Todas as celebrações serão transmitidas a partir do Santuário Nacional, por meio da Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo e pelos canais do Santuário Nacional nas redes sociais (YouTube e Facebook).

Botão Voltar ao topo