publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos fazem intervenção poética na Cidade da Educação em São José

Projeto da Emefi Sônia Maria sobre cultura negra foi concluído no Dia Nacional da Poesia com intervenção poética e mimos para os profissionais da educação municipal

Projeto da Emefi Sônia Maria sobre cultura negra foi concluído no Dia Nacional da Poesia com intervenção poética e mimos para os profissionais da educação municipal. (Foto: PMSJC)

A manhã desta terça-feira (31) foi marcada por poesia e afeto na Cidade da Educação com a visita de cerca de 40 alunos dos 7º anos da Emefi Sônia Maria Pereira da Silva com o projeto “Posso ser poesia em sua vida?”

No dia em que se celebrou o Dia Nacional da Poesia e o nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, os alunos conheceram a sede da Secretaria de Educação e Cidadania, no Residencial Flamboyant, e realizaram uma intervenção poética, distribuindo aos funcionários mensagens, poemas, abraços e mimos.

Os estudantes também apresentaram a canção “Acenda sua Luz” (Filipe Stein) e foram aplaudidos pelos profissionais emocionados.

O projeto da escola Silvana Maria, localizada no Novo Horizonte, é coordenado pelos professores de Artes, Ana Maria Marcondes, e História, Paulo César, e visa discutir a importância da poesia. O foco deste ano letivo foi o estudo de poetas e artistas negros.

Para a estudante Letícia Rafaele dos Reis Marciano, 12 anos, a experiência foi importante e valeu a pena. “Conhecer e acolher quem cuida da gente e trazer essa intervenção aqui hoje foi muito bom, mostra a importância da poesia na nossa vida e como nos faz felizes”, afirmou.

Samuel Ferreira da Costa, 12 anos, concorda com a colega Letícia e destacou: “Gosto muito de conhecer novas pessoas e novos lugares, penso que se uma pessoa está triste, a poesia pode melhorar o dia dela”, disse.

“A Secretaria é um lugar que cuida da nossa escola, achei importante fazer a ação e acolher todos com poesia”, destacou Ana Beatriz Cesário Sousa, 12 anos.

Além do estudo sobre contexto histórico do Brasil no início da produção poética, assim como a importância de se reconhecer a cultura negra, abordando referências como: Conceição Evaristo, Machado de Assis, Elisa Lucinda, Cruz e Souza, entre vários outros, os estudantes se envolveram em cada etapa do projeto, se expressando de forma criativa e poética em mensagens, marcadores de livros e na arte da camiseta do grupo.

Botão Voltar ao topo