fbpx

São José dos Campos recebe encontro regional sobre sustentabilidade

Iniciativas sustentáveis da Prefeitura, como a Linha Verde, serão destaque do evento. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Primeira cidade recertificada como Inteligente, Sustentável e Resiliente do país, São José dos Campos irá sediar o 1º Encontro Regional Iclei Sudeste, com o tema “Eletromobilidade e Inovação: cidades inteligentes pelo clima”.

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Parque de Inovação Tecnológica será o palco de importantes debates sobre conservação da biodiversidade urbana, infraestrutura verde, edificações sustentáveis e como a tecnologia pode contribuir na mitigação dos efeitos da emergência climática. O foco é pensar em ambientes urbanos mais propensos ao desenvolvimento econômico, social e sustentável, assegurando mais qualidade de vida para as pessoas.

O evento é uma realização do Iclei América do Sul em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e apoio do Parque de Inovação Tecnológica (PIT). As inscrições devem ser feitas a partir deste formulário, onde também está disponível a programação.

Cidade Inteligente e Sustentável

São José dos Campos se destaca no panorama de ações ecológicas adotando o uso de veículos movidos por eletricidade no transporte público com os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pelo corredor sustentável da Linha Verde, e também com a renovação das frotas da Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Mobilidade.

Ações voltadas para a arborização urbana também ganham força, com o planejamento eficiente e duradouro do Plano Municipal de Arborização Urbana, reconhecido internacionalmente pela FAO e Fundação Arbor Day. O Plano baseia-se no desenvolvimento e inserção de novas tecnologias, viabilizando a implantação, conservação e expansão contínua da arborização na cidade.

Outros exemplos de sucesso são a instalação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), como biovaletas, e o novo Código de Edificações que inclui a adoção de estratégias e tecnologias sustentáveis nas edificações para a utilização correta de recursos naturais, melhoria da eficiência energética e do consumo de água, além da alavancagem do emprego dos conceitos de green building.biovaleta, instalada no Terminal Sul da Linha Verde.

Sobre o ICLEI

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o Iclei influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Na América do Sul, o Iclei conecta seus mais de 100 governos associados em sete países a este movimento global. Os Encontros Regionais do Iclei Brasil têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao Iclei e seus parceiros (universidades, setor privado, organizações do terceiro setor, entre outras) apresentando as tendências internacionais, promovendo a sensibilização de diversos atores sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.

Ao longo dos últimos dois anos, o Iclei vem realizando ricas jornadas de conhecimento e networking entre gestores públicos municipais através de seus encontros regionais. Todas as regiões geográficas do país são visitadas, e em 2023, já foram cinco edições: em Natal (Encontro Regional Iclei Nordeste), Palmas (Encontro Nacional do Iclei), Porto Alegre (Encontro Regional Sul), Porto Velho (Encontro Regional Iclei Amazônia) e Belo Horizonte (Encontro Regional Iclei Minas Gerais).

Os Encontros adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, na trilha de cada um dos cinco caminhos de desenvolvimento promovidos pelo Iclei.

Botão Voltar ao topo