fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Jacareí inaugura Canil da Guarda Civil

(Foto: Divulgação/PMJ)

A Guarda Municipal de Jacareí completa 63 anos de fundação no próximo dia 31 de outubro, e para celebrar a data, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão entrega mais um serviço para reforçar o trabalho dos agentes de segurança municipais.

O Canil da GCM será inaugurado nesta terça-feira, às 9 horas, na Sede da Corporação (Avenida Siqueira Campos, 1338). O local conta com dois animais de faro, dois de proteção e um de dupla função, e tem a coordenação do Grupo de Operações com Cães, formado por quatro guardas civis, condutores dos animais. Os agentes passaram por vários treinamentos, incluindo legislação canina, formação e condução de cães de faro.

O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, explica a importância dos cães em apoio aos agentes de segurança, principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes.

“Com o aumento de tráfico de drogas e as novas modalidades desse tipo de crime, um cão de treinamento, de alta performance, junto de um condutor experiente que sabe fazer a leitura do seu cão, forma o binômio altamente eficaz do combate ao tráfico de entorpecentes, bem como os cães de proteção, auxiliam no controle de distúrbios civis, manifestações, eventos”.

Os cães

O canil conta com cinco cães adestrados, da raça Pastor Belga Malinois. As fêmeas Beretta, de seis meses, Akira e Atena, de 1 ano e quatro meses, e os machos Conan, de seis anos e Django, de dois anos, sendo que esses dois últimos atuam como cães de faro. Já as fêmeas são cães de proteção, sendo que a Atena também tem função de faro.

Todos os animais passam por constantes treinamentos, mas segundo a condutora GCM Pamella Garcia, somente os cães de faro estão prontos, e os cães de proteção encontram-se em fase final de preparação para participar de operações.

Os cães de faro executam trabalhos de detecção de entorpecentes. Eles realizam trabalhos preventivos junto da equipe do Grupo de Operações com Cães, prestam apoio às equipes de patrulhamento da GCM e, também, apoio às polícias Civil e Militar.

Botão Voltar ao topo