fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Palestras abrem o Pré-Conselho Técnico da FPF

Evento teve convidados ilustres como Rodrigo Caetano, Arnaldo Cezar Coelho, Julio Casares e Clóvis de Barros Filho

(Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão)

Presidentes e representantes da Federação Paulista de Futebol e dos 16 clubes que disputarão o Paulistão A2 Sicredi de se reuniram nesta terça-feira (24) para um dia de palestras sobre gestão do futebol no pré-conselho técnico da divisão no Hotel Intercontinental São Paulo.

Importância de uma boa gestão
A palestra de abertura contou com presença de Rodrigo Caetano, Diretor de Futebol do Atlético-MG. O profissional detalhou sobre as atribuições e responsabilidades da função, a estrutura do futebol profissional e os desafios e peculiaridades da área. O dirigente do clube mineiro destacou a importância de uma boa gestão para que o negócio futebol seja o direcionamento dos recursos e destacou o trabalho administrativo da Federação Paulista. “O que vocês fazem é incomparável”, ressaltou.

Futebol e sociedade
O segundo convidado, o filósofo, jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, trouxe reflexões e questionamentos sobre a relação entre o torcedor e seu clube do coração: “O prazer de torcer para um time de futebol tem diretamente a ver com uma competência da esfera do espírito, do conhecimento… É de extraordinária complexidade”.

O educador ainda comentou sobre a busca por excelência dentro do esporte. “Futebol é um trabalho de busca por excelência e incentivar a excelência é cultivar a humildade”. Clóvis encerrou sua participação comentando sobre a formação de atletas jovens. “Um trabalho de formação em que a questão dos valores fosse apresentada de forma didática, cheia de exemplos”.

Arbitragem
A segunda metade do evento contou com apresentação de Arnaldo Cezar Coelho, ex-árbitro. O palestrante falou sobre suas experiências pessoais com o esporte e, posteriormente, como árbitro de futebol. O ex-árbitro comentou sobre sua passagem pelo quadro de arbitragem da Federação Paulista em 1968. “Fui contratado para apitar quatro jogos por mês e apitei oito jogos. Essa federação é muito importante, foi por causa dela que eu cheguei no quadro da FIFA”, enfatizou.

O palestrante ainda relembrou a sua atuação na final da Copa do Mundo de 1982. “Era a primeira vez na história de mundiais que um sul-americano apitava uma final de Copa do Mundo”, destacou antes de encerrar a sua participação falando sobre o impacto das atuações na vida dos profissionais de arbitragem. “Quando a gente apita mal, ficamos doentes. Tem falhas humanas e isso acontece”, concluiu.

Futebol Paulista
O encerramento das palestras no dia de abertura ficou por conta de Julio Casares, presidente do São Paulo Futebol Clube. O dirigente tricolor falou sobre sua trajetória de torcedor do clube até o cargo atual. Casares comentou também sobre a importância dos campeonatos estaduais como clubes formadores de talentos. “São a força do futebol paulista como celeiro”.

Palavra do presidente
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, enalteceu a importância do evento e falou sobre a relevância dos convidados. “Sempre surpreendendo, proporcionando encontros diferentes, encontros para fazer uma troca maior, um aprendizado”, disse.

O Conselho Técnico do Paulistão A2 Sicredi acontece na manhã desta quarta-feira (25), no mesmo local, no Hotel Intercontinental São Paulo.

Botão Voltar ao topo