fbpx

São Sebastião: Defesa Civil do Estado prepara cidade para o período de chuvas

Agentes municipais de todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba terão capacitação; moradores da Vila Sahy recebem cartilha

Agentes municipais de todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba terão capacitação; moradores da Vila Sahy recebem cartilha. (Foto: GESP)

Nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), o município de São Sebastião sediará o Ciclo de Treinamentos da Defesa Civil do Estado para o período das chuvas de verão, destinado aos agentes de Defesa Civil dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. No sábado (28), moradores da Vila Sahy participarão de um exercício simulado de abandono de área de risco, organizado pela Defesa Civil Municipal em parceria com a Defesa Civil do Estado.

Na quarta (26) e quinta-feira (27), agentes da Defesa Civil Estadual distribuirão uma cartilha desenvolvida pelo Governo de SP com informações úteis para os moradores da Vila Sahy, com orientações de prevenção aos desastres e explicação sobre o processo de demolição dos imóveis interditados e a reconstrução das novas moradias que serão entregues às famílias que ficaram desabrigadas após o deslizamento de terra que atingiu o bairro em fevereiro deste ano.

Ciclo de treinamentos para chuvas de verão
Na edição deste ano, o Ciclo de Treinamentos para Chuvas de Verão contará com oito oficinas presenciais, realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para deslizamento de terra e inundação. Todos os agentes dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram convidados a se inscrever pela plataforma virtual da Escola de Defesa Civil.

As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, voltada à orientação sobre os procedimentos para o resgate de animais domésticos. A Climatempo discorrerá sobre as condições climáticas previstas para os próximos meses. O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP) falará sobre a gestão da logística humanitária. A Divisão de Resposta da Defesa Civil abordará os processos necessários para a decretação da situação de emergência e estado de calamidade pública.

No segundo dia, os alunos farão uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitá-los a reconhecerem as características do solo e identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

Agenda das oficinas preparatórias
Mês de outubro:
18 e 19 – Guarujá
24 e 25 – São Sebastião
31 e 01/11 – Campinas

Mês de novembro:
07 e 08 – Sorocaba
09 e 10 – Campinas
13 e 14 – São Paulo e Região Metropolitana
22 e 23 – Itapeva
28 e 29 – Registro

serviço

Capacitação do Ciclo de Treinamentos para chuvas de verão
Data: 24 e 25 de outubro
Horário: 9h
Local: Teatro Municipal de São Sebastião
Avenida Dr Altino Arantes, nº 2, Centro

Distribuição de Cartilha informativa para Vila Sahy
Data: 26 e 27 de outubro
Horário: das 9h às 16h
Local: Vila Sahy

Botão Voltar ao topo