publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

56 entidades sociais são beneficiadas com 23,5 toneladas de alimentos

Gesto Concreto é iniciativa do Santuário Nacional durante Novena da Padroeira

Gesto Concreto é iniciativa do Santuário Nacional durante Novena da Padroeira. (Foto: Maria Eduarda Cardoso/Santuário Nacional)

Durante o período festivo da Novena da Padroeira, que ocorreu de 3 a 11 de outubro, os cerca de 220 mil devotos que passaram pelo Santuário Nacional, em Aparecida (SP), foram convidados a realizar um Gesto Concreto. Colocando em prática a solidariedade refletida nos dias de oração, 23,5 toneladas de alimentos totalizam as doações recebidas, além de 12,4 mil itens de limpeza e higiene pessoal.

Estes donativos beneficiarão 56 entidades sociais do estado de São Paulo, localizadas na região do Vale do Paraíba. As instituições, já cadastradas no Serviço Social da Basílica, estão contidas na Arquidiocese de Aparecida (Potim, Roseira, Aparecida, Lagoinha e Guaratinguetá) e atendem diferentes necessidades sociais, acolhendo desde as crianças até os idosos.

Nesta quinta-feira (19), o Santuário Nacional realizou o repasse destes itens, no subsolo da Basílica. A diretora da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Roseira, SP, Cláudia Nunes, destacou o Gesto Concreto como um complemento das ações sociais já realizadas pelo Serviço Social durante o ano.

“Ao longo do ano recebemos ajuda com doação de roupas e cestas básicas que a gente distribui entre os atendidos. É uma expectativa muito grande esse período da Novena para receber estas doações, é um reforço de grande valor para eles e para nós, porque nós usamos tanto na instituição, quanto para os nossos assistidos”, afirma a diretora.

Durante o processo de recebimento, separação e organização das doações, são envolvidas cerca de 170 pessoas. Isto, incluindo colaboradores do Serviço Social, instrutores e aprendizes de 7 Projetos Sociais desenvolvidos pela Basílica. Para os aprendizes -adolescentes iniciando a prática de uma profissão, aliada ao estudo- a ação desperta a importância do cuidado com o outro, além de desenvolvimento de habilidades técnicas.

“É meu primeiro ano fazendo esse trabalho e é muito gratificante saber que eu vou estar ajudando muitas instituições com os alimentos doados na Novena. Foram muitas toneladas de alimentos doadas, e quanto mais alimentos, mais instituições ajudadas. Isso me deixa muito feliz”, comenta a aprendiz do Projeto Mãos na Massa, Sara Machado.

Os Projetos e Obras Sociais do Santuário Nacional são cuidados pelo Núcleo de Serviço Social. O grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, visando o suporte no desenvolvimento dos usuários atendidos. Os serviços, oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, são mantidos com o apoio, em gestos concretos como este, dos devotos de Nossa Senhora.

Botão Voltar ao topo