publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

1ª FLIPINDA é atração no Armazém da Lagoa com programação variada

Nesta primeira edição, a FLIPINDA presta homenagem à escritora Ruth Guimarães, uma das figuras literárias mais notáveis da região do Vale do Paraíba

Evento acontecerá no Armazém da Lagoa, na Praça 7 de Setembro. (Foto: Divulgação)

Pindamonhangaba se prepara para receber um evento literário inédito neste final de semana, nos dias 21 e 22 de outubro. A 1ª Festa Literária da cidade, FLIPINDA, acontecerá na Praça Sete de Setembro, no Armazém da Lagoa, e será um marco na promoção da literatura e cultura locais. O evento, que será gratuito, está sendo organizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) e apoiado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Ele terá uma programação repleta de atividades diversificadas.

Nesta primeira edição, a FLIPINDA presta homenagem à escritora Ruth Guimarães, uma das figuras literárias mais notáveis da região do Vale do Paraíba. Também serão homenageados a escritora Hilda César Marcondes da Silva, cofundadora da APL e sua presidente por três décadas e o Dr. Francisco Piorino Filho, historiador e cofundador da Academia, que é atualmente seu Presidente de Honra.

A FLIPINDA tem como principal objetivo propagar a produção literária, incentivando a leitura e valorizando a cultura regional. Para alcançar esse propósito, o evento contará com mesas de debates, palestras, lançamentos de livros, saraus de poesia, atividades lúdicas e musicais. A programação infantil também será um destaque, incluindo sessões de contação de histórias.

No sábado (21) a programação começará com um cortejo, às 9h, que partirá do Palacete 10 de Julho e irá até a praça Sete de Setembro, onde acontecerão as outras ações do evento. Na abertura da Festa o grupo solidário “Mães à Obra” sob a coordenação da professora Vânya Dulce D’Arace Maciel, filha do Vereador Rômulo Campos D’Arace, que dá nome a Biblioteca Municipal do centro de Pinda, estará recepcionando os convidados com um brinde de boas-vindas.

“Estar Presidente da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras – é extremamente gratificante, pois, através dos acadêmicos, consegue-se levar à nossa população um pouco do saber que frutifica e preenche de conhecimento um espaço tão ávido, nossas mentes”, afirmou a Presidente da APL, Ana Maria Corrêa Guimarães Iadeluca.

“A FLIPINDA será um espaço de encontro e troca de ideias entre autores, artistas e leitores. O evento promoverá a discussão sobre a literatura e a cultura, além de estimular a reflexão sobre temas importantes da sociedade”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Alcemir Palma.

PROGRAMAÇÃO

21/10 – Sábado
9h – Cortejo de abertura
10h – Abertura – Ciranda de Poesia e Lançamento dos Editais da Lei Paulo Gustavo
11h – Mesa 1 – A literatura de Ruth Guimarães: uma voz de muitas vozes
14h – Mesa 2 – A literatura Infantojuvenil: portal para os desafios do crescer
15h – Mesa 3 – Em defesa do Meio Ambiente, a literatura!
16h – Mesa 4 – Literatura e Memória: o valor documental da escrita
17h – Nos Bastidores da dramaturgia, a literatura!

22/10 – Domingo
9h – Mesa 5 – Em cena: História e historiografia de Pindamonhangaba
10h – Monólogo: A voz de Ruth Guimarães
10h30 – Mesa de encerramento: A Música e a poesia que mora em nós…
11h30 – Sarau de Encerramento

Botão Voltar ao topo