fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc São José na 7ª edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”

Programação do Sesc São José para 7ª edição do ‘Experimenta! Comida, Saúde e Cultura’ traz filmes, bate-papo, oficina e feira agroecológica, com foco na alimentação adequada e saudável

Entre os dias 16 e 29 de outubro, todas as unidades da rede Sesc São Paulo serão palco de mais de 120 atividades que compõem a programação da sétima edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura (sescsp.org.br/experimenta), ação que, desde 2017, tem consolidado junto ao público a compreensão de que alimentação vai muito além da nutrição e que envolve aspectos como saúde, cultura, meio ambiente e outras questões socioeconômicas.

No Sesc São josé dos Campos a programação começa no dia 22 e vai até 28 de outubro, convidando o público a refletir sobre o universo da alimentação, por meio de bate-papo, oficina e exibição de filmes, trazendo temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades culinárias, valorização das diversas expressões das culturas alimentares, abordagem do sistema alimentar na sua integralidade, entre outros.

“O acesso regular e permanente a uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico, mas para além dos aspectos biológicos, outras características constitutivas dos sujeitos devem ser consideradas ao se pensar as diversas dimensões da alimentação, que envolvem também os significados culturais, sociais e econômicos que os constroem”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

“Por meio de uma programação pautada na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura convida os públicos a pensar a comida para além de seus nutrientes, além de estimular a prática autônoma frente as escolhas alimentares, reforçando assim o compromisso institucional em contribuir para a melhora da qualidade de vida, por meio da educação não formal”, completa Miranda.

Transdisciplinar, a edição 2023 aborda o comer para além do prato em uma perspectiva integradora e em diálogo com diversos campos de conhecimento, desenvolvida por meio de sete eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida.

As atividades do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura abordam os alimentos em uma perspectiva que também corrobora com as realizações em torno de 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, data de abertura do evento.

Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa:

Oficina

Era Uma Vez Meu Alimento

Com Horta Pedagógica

Atividade lúdica que aproxima que aproxima as crianças da origem do alimento através de contos populares, brincadeiras e experiências sensoriais. A oficina está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

22, domingo, das 16h às 18h; e 28, sábado, das 15h às 17h

Oficina. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. Livre.

Exibição de filme

Comer o quê?

Dir.: Leonardo Brant | Brasil | 2015 | 59 min | 10 anos

O cotidiano de uma série de personagens ligados ao mundo de alimentação, de chefs consagrados a produtores rurais, passando por especialistas em nutrição, economia e gastronomia. Alex Atala, Bela Gil, Helena Rizzo, Marcos Palmeira, Marcio Atalla, entre outros, apresentam à atriz e nutricionista Graziela Matoanelli as diversas dimensões e possibilidades da boa alimentação.

Dia 22, domingo, 18h.

Auditório. Grátis. Retirada de ingresso a partir das 16h30 para Credencial Plena e das 17h para demais interessados.

Exibição de filme

Honeyland

Dir.: Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov | Macedônia do Norte | 2019 | 86 min | 12 anos

Em uma vila isolada na Macedônica do Norte, Hatidze, uma mulher de cinquenta e poucos anos, cuida de uma colônia de abelhas. Um dia, uma família itinerante se instala ao seu lado, e o reino pacífico de Hatidze dá lugar a motores barulhentos, sete crianças e 150 vacas. No entanto, ela se anima com a vizinhança e passa a dividir seus conselhos sobre apicultura, sua afeição e seu conhaque especial. Porém, Hussein, o patriarca dessa família, toma uma série de decisões que podem destruir o modo de vida Hatidze para sempre.

Dia 28, domingo, 18h.

Auditório. Grátis. Retirada de ingresso a partir das 16h30 para Credencial Plena e das 17h para demais interessados.

Feira
Feira Agroecológica

Com produtores locais

Organização e montagem de uma feira, na qual o público terá acesso a alimentos saudáveis e de origem agroecológica, com produtores da região.

28, sábado, das 10h às 14h.

Solário. Grátis. Livre.

Bate-papo
Ambientes Alimentares Saudáveis, Sustentáveis e Justos

Com Fulvio Iermano e Altamir Bastos. Mediação Rosa Wanda Diez Garcia

Encontro sobre sistemas alimentares, sobre como a produção, o acesso e a educação alimentar afetam nossas escolhas e o quanto estas dimensões influenciam o consumo da população e quais são os impactos na saúde, economia e meio ambiente.

28, sábado, das 11h às 12h.

Solário. Grátis. Livre.

SERVIÇO – Experimenta! Comida, Saúde e Cultura – De 16 a 29 de outubro de 2023
Acesse a programação completa:
sescsp.org.br/experimenta

Botão Voltar ao topo