fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté realiza campanha de prevenção de câncer de mama em animais

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté realiza durante o mês de outubro campanha para a prevenção do câncer de mama em animais de companhia, que é uma das principais doenças que acometem os animais pequenos.

O tumor de mama é a multiplicação anormal e descontrolada de células da glândula mamária, o qual pode se benigno ou maligno. As lesões podem ser únicas ou múltiplas e de tamanhos variados.

Nos animais, o câncer de mama afeta principalmente as cadelas e gatas de meia idade a idosas e que não foram castradas. Quanto antes a doença for descoberta, maior será a chance de sobrevivência e qualidade de vida do animal.

Para realizar o diagnóstico, o tutor deve posicionar o animal de barriga para cima e verificar qualquer aumento de volume e presença de nódulos. É importante realizar o exame de palpação periodicamente. Se perceber a presença de nódulos, é necessário buscar atendimento veterinário.

Durante o mês de outubro, o CCZ realizará a conscientização da população para incentivar a castração como forma de prevenção, uma vez que a castração precoce diminui a probabilidade do aparecimento do câncer de mama nos animais.

Os munícipes podem receber informações e orientações sobre o câncer de mama nos animais pelo Televet, por meio do WhatsApp (11) 99564-6001. O diagnóstico também pode ser feito no Hospital Veterinário no período da manhã – o atendimento é realizado mediante a retirada de senha.

Botão Voltar ao topo