fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Carreta da mamografia oferece exames gratuitos em São Sebastião

(Foto: Divulgação/PMSS)

A carreta do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ está em São Sebastião para oferecer exames gratuitos de mamografia para mulheres com idade de 50 a 69 anos. Os atendimentos iniciaram na sexta-feira (6) e seguem até o dia 14 de outubro.

O veículo está estacionado próximo à tenda de eventos da Rua da Praia, na Avenida Doutor Altino Arantes, no Centro Histórico. A carreta integra a programação da campanha Outubro Rosa – Movimento Mulher Saudável, promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher.

A iniciativa do governo do Estado, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) e a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), atenderá por demanda espontânea, sem burocracia. A expectativa é que sejam realizados cerca de 350 exames.

Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer a mamografia na unidade móvel sem a necessidade de pedido médico. Mulheres de outras idades também podem utilizar o serviço, mas precisam apresentar a requisição médica.

Em ambos os casos, o agendamento será realizado mediante apresentação de RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos ocorrerão com distribuição de senhas. De segunda a sexta-feira, com 50 números entregues das 8h às 17h. Já aos sábados, serão 25, pois o serviço ocorre das 8h às 12h.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, o objetivo é facilitar o acesso à mamografia. “A ideia é também conscientizar as pessoas sobre a importância da realização do exame para a prevenção da doença, além do diagnóstico precoce e tratamento. Essa é uma ação essencial para todas as mulheres sebastianenses”.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades.

Serviço

Carreta Mulheres de Peito
Data: 6 a 14 de outubro
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h;
Local: Rua da Praia – próximo à tenda de eventos
Endereço: Avenida Doutor Altino Arantes – Centro Histórico

Botão Voltar ao topo