fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paratletas de Taubaté são convocados para os jogos Parapan-Americananos

(Foto: Divulgação/PMT)

Os atletas Márcio Dellafina e Alessandro “Gigante”, do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté, foram oficialmente convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para defender o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O maior evento poliesportivo das Américas acontece de 17 a 26 de novembro, no Chile.

A convocação oficial do time de paratletismo brasileiro para os Jogos de Santiago 2023 foi realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro na terça-feira, dia 3, e teve um total de 60 atletas confirmados, sendo 35 homens e 25 mulheres.

Márcio Dellafina é do Parabadminton, e, aos 54 anos, celebrou com muita emoção sua primeira participação em Jogos Parapan-Americanos. O paratleta conheceu o Movimento Paralímpico já adulto, aos 48 anos, quando foi convidado para praticar o atletismo. Chegou a competir nacionalmente e conquistou resultados relevantes no arremesso de peso.

Em 2017, Marcinho conheceu o Badminton e se encontrou na nova modalidade. Seis anos depois, comemora sua primeira convocação para um Parapan. “Quando recebi a notícia da convocação, a ficha não caiu na hora. Mas depois chorei muito, pois veio na mente todos os momentos que passei para chegar e conseguir estar na seleção, foram muitas dificuldades, pois sem patrocínio para ir a todos os campeonatos já fiz rifas, vendia doces e tinha ajuda de muitos amigos e ajuda da Secretaria de Esportes de Taubaté, do Programa Esportes Para Todos e da Associação Esportiva Sankalp que sempre esteve presente desde o início da minha carreira”, conta.

Dentre seus muitos títulos nacionais e internacionais, Márcio Dellafina tem como destaques: medalha de prata no I Internacional de Parabadminton no Brasil, na disputa de duplas masculinas, em 2017, medalha de prata nas duplas masculinas e bronze no torneio de Simples do Campeonato Sulamericano de Parabadminton no Equador, em 2019, além de medalha de bronze nas duplas masculinas no IV Internacional de Parabadminton, disputado no Brasil em 2022.

Alessandro Rodrigo da Silva, 39, é o atual tricampeão mundial do lançamento de disco (classe F11, para deficientes visuais), atual líder do ranking mundial de disco e atual recordista mundial desta prova. Ele integra a equipe de paratletismo de Taubaté desde 2018, e é treinado pelo professor Diego Cascardo.

O “Gigante” taubateano celebra em 2023 uma temporada muito vitoriosa. No último Campeonato Mundial, disputado no mês de julho em Paris, na França, Alessandro conquistou o ouro no lançamento de disco e uma inédita prata no rremesso de peso.

Alessandro “Gigante” vai para sua terceira participação em Jogos Parapan-Americanos, tendo estreado em Toronto 2015, quando conquistou duas medalhas de ouro, no lançamento de disco e no arremesso de peso.

“Estou muito feliz pela convocação, pois foi um ano de superação. Tive lesões no começo da temporada e corri contra o tempo para me recuperar para o mundial de Paris. Graças a Deus e aos profissionais da comissão técnica do Programa Esporte Para Todos e da Seleção Brasileira, consegui me recuperar e voltar com as medalhas de Paris. Agora, vou buscar esse tricampeonato no Pan de Santiago, representando Taubaté e buscando ajudar o Brasil no quadro de medalhas”, comentou Alessandro.

TAUBATÉ NO PARAPAN DE SANTIAGO 2023

Esta é a terceira edição consecutiva de Jogos Parapan Americanos que contará com paratletas de Taubaté representando o Brasil. Em Toronto 2015, a cidade teve André Rocha no Paratletismo. Em Lima 2019, a cidade teve André Rocha, Alessandro da Silva e o técnico Guto Nascimento, todos do Paratletismo, e Telma Bueno, do Paraciclismo, representando a cidade.

PROGRAMA ESPORTE PARA TODOS

O projeto congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: atletismo, natação, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, ciclismo e badminton.

Botão Voltar ao topo