fbpx

Pinda: alunos realizam trabalho sobre Meio Ambiente

(Foto: Divulgação/PMP)

Os alunos da Escola Municipal Franco Montoro, em Pindamonhangaba, realizaram no último mês de setembro atividades curriculares relacionadas à pauta do Meio Ambiente com trabalhos sobre sustentabilidade.

Para celebrar esse trabalho, os alunos visitaram o trabalho voluntário realizado por moradores do bairro do Crispim que assumiram as ações de zeladoria numa área anteriormente utilizada para descarte irregular de material.

A visita faz parte de uma das ações do Projeto Responsabilidade Social – Sustentabilidade e envolveu as turmas do 1º ao 5º ano, dos dois períodos da unidade escolar.

No local, os alunos foram recepcionados pela líder do trabalho, Dona Vilma Chinaqui que foi homenageada pela iniciativa e aproveitou para falar sobre a importância de cuidar da natureza. Os alunos do 1º Ano B, período vespertino, além da visita colaboraram com o trabalho e confeccionaram plaquinhas de madeiras com frases e desenhos motivacionais pirografados pela professora e coloridos pelos alunos, incentivando outras pessoas a cuidarem do meio ambiente e fazer a diferença no espaço que vivem.

“O jardim que já era bonito, ficou maravilhoso. Acreditamos que assim, inspiramos os alunos a tornar o mundo um lugar melhor e mostramos que as atitudes de cada pessoa impactam a sociedade e a comunidade, pois se a Dona Vilma fez e faz, cada um também pode fazer”, afirmou a diretora da escola, Alcionete Pschisky.

Área transformada no bairro do Crispim
Localizado na parte final do bairro, na rua Felisbino de Almeida, uma área verde do bairro que durante muitos anos tornou-se motivo de transtornos por ser um depósito irregular de descarte de lixo, hoje é um agradável espaço de convívio social. A área foi adotada pela comunidade que promoveu a jardinagem do espaço e toda a decoração, que afastou os porcalhões e eliminou focos de dengue e de animais peçonhentos.

A ação foi uma iniciativa de diversos moradores, entre elas a dona Vilma Cinachi, moradora da rua Pedro da Cruz Salgado, uma das voluntárias que abraçou a causa.

“Moro aqui há 41 anos e sempre lutamos por esse espaço que era fundo de uma fazenda. A gente sempre pedia para a Prefeitura a limpeza da rua, mas não durava muito tempo e logo o local tornava-se um lixão, com restos de construção, sofá, TV velha, entre outros descartes”, contou Vilma.

Com o incentivo de outros moradores, o grupo começou a arrecadar latinhas de alumínio para vender para reciclagem e levantar fundos para as despesas do trabalho.

Hoje o espaço tornou-se um excelente ambiente de convivência, onde os alunos das escolas do bairro já realizaram piquenique e os moradores podem sentar, ler um livro, apreciar a natureza e levar ração para as aves.

A Prefeitura de Pindamonhangaba também atuou com inúmeras ações no entorno como reforma da quadra esportiva, melhorias na iluminação, implantação da Academia da Melhor Idade e mais recentemente um Posto de Entrega Voluntário (PEV) para atender a região, que recebe diariamente material inservível, reciclagem e até pequenas quantidades galhos/folhas.

“Hoje nos sentimos mais valorizados pois temos todo apoio e o nosso espaço está cada vez mais bonito e tornou-se um ponto de educação ambiental onde podemos passar para as futuras gerações a importância de cuidar bem do espaço que vivemos”, afirmou Dona Vilma.

Botão Voltar ao topo