fbpx

Árvore florida chama atenção em praça de São José dos Campos

Espécie foi tombada pela Prefeitura de São José dos Campos, por sua importância para a paisagem da cidade. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A manifestação da beleza com flores em todo o tronco de uma árvore rara na praça Synésio Martins, no Jardim Esplanada, em São José dos Campos, está chamando a atenção de quem frequenta o local e de quem descobriu a espécie.

Um exemplo é a aposentada Maria Lúcia Garcia. Ela disse que estava passando pelo local e não acreditou no que viu. “Estacionei o carro e estou encantada, por isso estou tirando muitas fotos.”

O deslumbre do Abricó-de-macaco, espécie originária da Amazônia, que tem frutos redondos que pendem em cacho, pode ser vista na praça e está deixando o espaço público ainda mais bonito e aconchegante.

A espécie que está em um canteiro e foi tombada pela Prefeitura de São José dos Campos, por sua importância para a paisagem da cidade, por meio do Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).

O estudante Carlos Henrique afirmou que “nunca viu algo tão bonito na vida”. Com apenas 16 anos, ele ficou vários minutos observando a árvore e tirou fotos. “Preciso registrar porque se eu contar que tem árvore com flores no tronco, ninguém vai acreditar”. Ele disse que pretende voltar ao local mais vezes para acompanhar a floração.

A Praça Synésio Martins é um refúgio na região central, com muitas árvores, primaveras vermelhas e um jardim bem cuidado pela Prefeitura. O local ganhou recentemente um deck, um pergolado com piso de madeira plástica para garantir mais conforto aos usuários do lugar. O espaço tem academia ao ar livre, playground e atrai visitantes de todas as idades.

Espécie

Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis), também conhecido popularmente por castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, macacarecuia, maracarecuia, amêndoa-dos-andes, amendoeira-dos-andes e coco-da-índia é uma espécie florestal de origem amazônica, de importância no uso medicinal e ornamental. A árvore, que mede de 8 a 15 metros.

Botão Voltar ao topo