fbpx

Troféu Bete Sanches homenageia personalidades da cultura em São José

O evento, organizado pelo Fundo Municipal de Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, acontecerá no dia 9 de outubro, às 19h, no Cine Teatro Benedito Alves. (Foto: Ilustração/PMSJC)

O Cine Teatro Benedito Alves da Silva será palco para a 1ª edição do Troféu Bete Sanches – Prêmio Personalidades Culturais.

O evento, organizado pelo Fundo Municipal de Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, acontecerá no dia 9 de outubro, às 19h. O evento é gratuito, aberto ao público e integra a programação do 33º Festidança.

Os homenageados da noite, que participaram de edital público, são os fazedores e apoiadores da cultura Alain André Yves – “Palhaço Pilim”, Andreia Elísete Barros – “Andreia Barros”, Carlos Rosa, Carmen Lúcia, Claudio de Souza – “Claudio Mendel”, Celso Henrique – Celso Pan, Everaldo Bispo de Souza – “Mestre Lobão” e José Moraes Barbosa – “Poeta Moraes”.

O Troféu Bete Sanches nasceu do edital de 2022, da iniciativa do Fundo Municipal de Cultura, para homenagear a trajetória de artistas relevantes para a cultura de São José dos Campos.

O edital recebeu várias inscrições de trabalhadores da cultura, que foram selecionados por uma Comissão de Seleção. Os artistas homenageados representam os segmentos do teatro, cultura popular, dança, música, circo e literatura.

Sobre Bete Sanches

Elisabete Marques Sanches era conhecida por todos como Bete Sanches. Foi coordenadora de eventos culturais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e uma grande incentivadora dos maiores festivais de dança do Brasil, o Festidança.

Bete Sanches foi mais que uma servidora pública durante seus 40 anos dedicados a São José dos Campos. Ela fez seu marco na história da dança. Nascida em São Caetano do Sul, Bete Sanches se mudou para São José em 1980.

Participou da organização do Festidança durante 30 anos. Ela respirava dança e, mesmo que não tenha traçado sua trajetória dançando, ela marcou e inspirou incontáveis dançarinos.

Viu crianças começando a dançar e se tornando grandes bailarinos, viu as melhores academias de dança de São José nascendo, crescendo e se estabelecendo. Bete Sanches faleceu em dezembro de 2020, deixando sua marca na história da dança e na cultura, de uma maneira geral, de São José dos Campos.

O troféu Bete Sanches é uma iniciativa da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que homenageia pessoas que são ou foram destaque em suas áreas e que contribuíram, por suas ações e trabalhos, na consolidação da produção cultural do município.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva
Rua Rui Dória, 935 – Centro

Botão Voltar ao topo