fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Maior torneio poliesportivo da América Latina, Jogos Abertos reúnem 8 mil atletas em SP

Competição conhecida como Jogos Abertos do Interior acontece de 2 a 14 de outubro, com a participação de 192 cidades

Competição conhecida como Jogos Abertos do Interior acontece de 2 a 14 de outubro, com a participação de 192 cidades. (Foto: PortalR3)

Após 22 anos, a cidade de São José do Rio Preto volta a ser sede do maior torneio poliesportivo da América Latina: os Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni’ (também conhecido como Jogos Abertos do Interior). A competição mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, que já está na edição de número 85, acontece de 2 a 14 de outubro e conta com a participação de 192 cidades e mais de 8 mil atletas, disputando 28 modalidades.

São as modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Atletas e delegações ficarão alojadas em 40 escolas municipais e 35 estaduais. As provas serão realizadas em 26 locais, entre espaços públicos e parcerias. No dia 19 de setembro, a comissão organizadora dos Jogos Abertos se reuniu para definir os últimos detalhes do evento, como fluxo de trabalho, apresentação das modalidades e organizações dos locais definidos para a disputa dos jogos.

Os Jogos Abertos do Interior são uma competição realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade-sede escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

A secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, ressalta a importância dos jogos na qualidade de vida, interação social e acesso da população paulista ao esporte e lazer. “É muita satisfação incentivar um evento com 85 anos de trajetória. Parabenizo o empenho dos organizadores, professores, técnicos e atletas por estarem juntos nessa, agregando e incentivando a prática esportiva. Este ano acontece na minha cidade, é um presente muito grande para nós, rio-pretenses”, celebra.

A abertura oficial será nesta quinta-feira (5), a partir das 18h30, no Centro Regional de Eventos.

Sobre a história

A história dos jogos começou em 1936, na primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo, por iniciativa de Horácio Barioni, conhecido carinhosamente como “Baby” Barioni, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense.

A primeira edição teve a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia. Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.

Hoje os jogos são considerados o maior evento poliesportivo da América Latina. No ano passado, a 84ª edição dos Jogos Abertos foi realizada em São Sebastião, depois de dois anos de paralisação, devido à pandemia de Covid-19. Reuniu cerca de 13 mil atletas de 180 cidades, com as finais de futsal, vôlei masculino, bocha, tênis de mesa e ginástica artística.

Os Jogos Regionais nas oito regiões esportivas do Estado de São Paulo são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior. Além do esporte, os jogos movimentam também a economia das cidades-sede, e além dos atletas, comparecem também técnicos, jornalistas e centenas de profissionais das mais diversas áreas para possibilitar a realização das competições.

serviço

85º Jogos Abertos Horácio Baby Barioni
02 a 14 de outubro de 2023
Cidade-sede: São José do Rio Preto
Cerimônia de abertura: 5 de outubro (quinta-feira), às 18h30,
Local: Centro Regional de Eventos
Endereço: Av. José Munia, 5650 – Nova Redentora, São José do Rio Preto-SP

Botão Voltar ao topo