fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escritório de arquitetura de Pindamonhangaba aposta no mercado de franquia

A Senior Arquitetura e Design lançará a franquia durante a Feira do Empreendedor, em outubro

A empresa é administrada pelos sócios Marcos Nunes Pereira (Arquiteto e Urbanista ) e Anícia Ribeiro da Silva (Administradora). (Foto: Divulgação)

A empresa de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, dá mais um passo em busca de novos mercados, apostando na franquia. O lançamento acontece durante a Feira do Empreendedor, entre os dias 16 e 19 de outubro, em São Paulo. Hoje o escritório conta com duas unidades de atendimento, uma em Moreira César e outra, em Pindamonhangaba. O projeto é para oito unidades franqueadas até o final de 2024, totalizando dez unidades de atendimento e, em 2025, mais 10 unidades, conquistando grande parte do estado de São Paulo.

No Brasil são 225.246 profissionais atuando no mercado. Em dezembro de 2022, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil divulgou os resultados do II Censo das Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas do Brasil. O estudo constatou que a idade média da classe é 35 anos e que a maioria (58%) se identifica como mulher, 87% dos profissionais trabalha de maneira efetiva no mercado, porém apenas 13% possuem empresas de arquitetura.

De acordo com o Marcos Nunes Pereira, arquiteto e proprietário do escritório Sênior Arquitetura & Design, a ideia de franquear o escritório surgiu a partir de consultorias prestadas para os colegas de profissão que estavam em dificuldades em atuar de forma autônoma. “Após alguns atendimentos e algumas consultorias pagas, percebi que existe uma grande lacuna entre Arquiteto e empresa, percebi que os novos profissionais estão como muita dificuldade em atuar em um mercado em crescimento e, cada vez mais competitivo, gerindo o próprio negócio”.

Para o arquiteto, isso se deve ao fato de que muitos profissionais não entendem que um escritório de arquitetura, apesar de possuir características específicas, deve ser administrado com uma empresa. “É preciso entender e fazer a gestão do escritório como empresa, dividindo em setores distintos, como: atendimento, setor administrativo, comercial, financeiro, venda, pós-venda, marketing, entre outros. Ainda mais que a graduação não oferece disciplinas especificas para essas finalidades”, completa.

Diante de todas essas informações, o arquiteto percebeu que existe uma fatia de mercado a ser explorada com a consultoria e transmissão da expertise que possui. “Comecei a estudar sobre o assunto, visitei feiras e encontrei na franquia uma possibilidade de oferecer consultoria, principalmente, aos jovens arquitetos, com dificuldades em empreender”, explica.

Novos mercados
Com o auxílio do Sebrae-SP, a Sênior Franquia pretende entregar ao franqueado a oportunidade de atuar nesse mercado em crescimento, com responsabilidade e autoridade, participando em parceria com uma empresa com 10 anos de experiência e domínio no setor. “Nossa equipe tem condições de oferecer orientações técnicas, acompanhamento em projetos, gestão de obras, desenvolvimento e tudo que a profissão requer”, avalia Marcos.

A consultoria do Sebrae foi bastante relevante para que o arquiteto buscasse metodologias e treinamentos para colocar o projeto em prática. “Franquear é um desafio, porém com baixo investimento e com grandes chances de sucesso, a empresa pode crescer consideravelmente”, conclui.

Além do projeto da franquia, a Senior Arquitetura Design tem uma parceria com uma fábrica de tijolos ecológicos e está preparando um centro de treinamento para obras ecológicas. A empresa também está construindo uma residência fabricada com os tijolos ecológicos para apresentar aos futuros franqueados.

Sobre o Escritório Sênior Arquitetura & Design
No mercado desde 2019, a Sênior Arquitetura & Design dedica-se a produzir projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, além de gerenciamento de obras. A empresa, administrada pelos sócios Marcos Nunes Pereira (Arquiteto e Urbanista ) e Anícia Ribeiro da Silva (Administradora), tem também como propósito atender a projetos para famílias de baixa renda, dessa forma criaram a Sênior Arquitetura Social, voltada a trabalhar com projetos sociais e que participa do Programa Reforma que Transforma, em parceria com a Gerdau e Nova Vivenda

Botão Voltar ao topo