fbpx

Novena da Padroeira começa nesta terça-feira em Aparecida

Neste ano, a Novena tem como tema geral “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.

Neste ano, a Novena tem como tema geral “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

O Santuário Nacional dá início, nesta terça-feira (3), à Novena da Padroeira 2023, em preparação para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, comemorada em 12 de outubro. Durante os nove dias, o momento de oração e reflexão ocorrerá em dois horários: Novena da Tarde, às 15h, e Novena Solene, às 19h.

Neste ano, a Novena tem como tema geral “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. As reflexões a partir do tema serão conduzidas, no período da tarde, pelos Missionários Redentoristas que cuidam do Santuário Nacional. Já a noite, bispos de diferentes dioceses guiam a celebração.

Estes bispos são convidados, todos os anos, pelo Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes. Para a festividade de 2023, destaca-se o convite para bispos de cidades do Vale do Paraíba, região na qual está situado o Santuário Nacional.

Este ano dom Orlando fez um gesto muito bonito de convidar os bispos aqui do Vale do Paraíba, que compõem a Arquidiocese de Aparecida. Um desejo pessoal do Arcebispo de convidar os bispos que estão mais próximos de nós. E, no último dia, ele mesmo presidirá a nossa Novena da Padroeira”, ressalta o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego da Silva.

O Prefeito de Igreja explica, ainda, que a cada dia será refletida uma vocação específica da Igreja Católica, “para pensar que todos nós somos importantes, todos somos parte desta grande família de Deus que é a Igreja”, destaca Silva.

Envolto na temática de que “toda vocação é missão dada por Deus”, o primeiro dia da Novena será conduzido pelo atual presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB e bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim.

Já os próximos dias seguem com auxílio dos seguintes bispos e respectivos temas diários:

Quarta-feira (4) | Bispo de Caraguatatuba (SP), dom José Carlos Chacorowski, CM – “Maria, ensinai-nos a escutar o chamado de Deus!

Quinta-feira (5) | Bispo de Taubaté (SP), dom Wilson Luís Angotti Filho – “Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus!

Sexta-feira (6) | Bispo de São José dos Campos (SP), dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB – “Maria, ensinai-nos a assumir a missão de Leigos na Igreja e no mundo!

Sábado (7) | Bispo de Valença (RJ), dom Nelson Francelino Ferreira – “Maria, ensinai aos jovens que sua vida é missão!

Domingo (8) | Bispo Auxiliar de São Paulo (SP), dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ – “Maria, ensinai-nos a pedir bons pastores! ”
Segunda-feira (9) | Bispo de Apucarana (PR), dom Carlos José de Oliveira – “Maria, ensinai-nos o valor da Vida Religiosa Consagrada!

Terça-feira (10) | Bispo De Lorena (SP), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias – “Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e solidária!

Quarta-feira (11) | Arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes – “Maria, ensinai-nos a perseverar como Família dos Devotos!

As celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo), Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

Botão Voltar ao topo