A Prefeitura de São José dos Campos e o Cedda (Centro de Estudos da Disfunção Dento Articular) promovem até o dia 27 uma capacitação para os cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde.
Divididos em 4 turmas, os participantes terão carga horária total de 16 horas de aula nos módulos teórico e prático.
Com o objetivo de treinar os profissionais a classificar, identificar e diagnosticar as disfunções temporomandibulares em exames clínicos e complementares, o curso é ministrado pelo professor Libório José Faria Júnior, que é doutor em ciências da anatomia geral, estrutura e ultraestrutura pela USP.
Além de coordenador e docente, ele é diretor do Cedda Day Hospital e presidente da Associação Brasileira de Disfunção.
O treinamento tem em vista a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, que prevê um ambulatório de disfunção temporomandibular.
Ampliar a formação dos dentistas é importante para fazer o diagnóstico apropriado dos pacientes e direcioná-los ao tratamento eficiente.
As disfunções temporomandibulares são um conjunto de distúrbios que envolvem as articulações e os músculos mastigatórios e estruturas associadas.
Entre os sinais e sintomas mais frequentes, estão dores, limitação ou assimetria dos movimentos mandibulares e ruídos articulares.