fbpx

Henrique Avancini anuncia final da carreira como atleta profissional

Ciclista conquistou dois títulos mundiais na maratona cross-country

Henrique Avancini. (Foto: Divulgação)

Henrique Avancini, o maior nome brasileiro do mountain bike, anunciou na terça-feira (22) que decidiu se aposentar das competições profissionais no final de 2023. O ciclista de 34 anos, que nasceu em Petrópolis, tem como principais títulos da sua vitoriosa carreira dois campeonatos mundiais de maratona cross-country (2018 e 2023).

Desta forma, Avancini, que garantiu a melhor colocação na história do Brasil no mountain bike em uma edição dos Jogos Olímpicos (a 13ª colocação na prova do mountain bike cross-country em Tóquio), não estará na próxima edição do megaevento esportivo, que será disputado em 2024, em Paris.

“Três semanas antes do Mundial tive certeza de que voltaria de lá campeão e comecei a refletir sobre o que viria depois. Então tomei a decisão, sem falar para ninguém, que, se ganhasse, seria o suficiente. Porque se buscasse algo além disso, seria pelo meu ego. Então, se fosse campeão, seria o fim. Ainda é o que mais amo fazer na minha vida. É uma decisão difícil, não fico nem feliz nem triste, mas tenho um senso de realização muito grande. Era o que precisava para ter paz na mente. Foi uma baita jornada”, declarou o ciclista em entrevista coletiva.

Apesar do anúncio feito nesta terça-feira, Henrique Avancini ainda disputará algumas competições até o final do ano como forma de se despedir do esporte de alto rendimento.

DOCUMENTÁRIO

Documentário: ‘O meu motivo’
Direção & Edição: Gabriel Moraes
Produção: Mariana Gomes e Gabriel Moraes
Motion Graphics: Tuti Faganello
Fotos: Michele Mondini
Equipe Caloi: Barbara Leal, Eduardo Rocha, Marcos Ribeiro e Nayra Vilardi
Caloi Henrique Avancini Racing: Cainã Oliveira, Sabrina Oliveira e Ulan Galinski
Staff Caloi Henrique Avancini Racing: Alessandra Dutra, Felipe Almeida, Francisco Ponte, Frank Saldanha, Rafael Brasília e Renato Almeida
Staff Caloi Henrique Avancini Racing Itália: Bjorn Kafka, Cristina Galler, Dominique Sitta, Nicolas Jeantet e Vincenzo Jeantet
Equipe Red Bull: Gabriela Feijó, Felipe Bergamini e Victor Villaça
Agradecimentos: Carol Avancini, Guilherme Avancini, Isabelle Avancini, Jaque Avancini, Liz Avancini, Ruy Avancini, Dani Nogueira, Dani Perini, Gabriel Cortácio, Hélio Souza, Mahatman Horacio, Pr. Anderson, Thais Tavares, Bike é Legal (Renata Falzoni e Murilo Azevedo), Marronbiker, Cannondale Factory Racing, Felipe Stanford e Fernanda Monteiro.

Botão Voltar ao topo