fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos celebra vitórias nos Jogos Regionais

Evento comemora conquistas do esporte em São José dos Campos. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, realizou no domingo (6), no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, na região leste, o evento “O Esporte em São José é 10” para comemorar os 10 títulos consecutivos dos Jogos Regionais e o sucesso do trabalho de base desenvolvido pelo programa Atleta Cidadão.

O ginásio ficou lotado, com atletas, parentes e público em geral.

Durante o evento, foram homenageados atletas e membros de comissões técnicas que representaram a cidade nas 10 últimas edições, além dos jovens que fazem parte do programa Atleta Cidadão.

Brilho

A exibição de modalidades esportivas agitou o público. Na ginástica artística, Alice dos Santos, de 13 anos, brilhou e arrancou aplausos. Ela, que faz parte do Atleta Cidadão, estava eufórica com a apresentação.

“A gente nunca se apresentou para tanta gente. É uma experiência muito gratificante. Ficamos em segundo lugar nos Regionais, uma excelente colocação”.

Alice brilhou na quadra do Teatrão Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

O judô também brilhou no tatame montado na quadra do Teatrão. Fabiano de Barros, de 42 anos, defende a cidade há 23 anos nos Regionais.

“A disputa é sempre diferente das outras competições porque envolve muita torcida das cidades. É sempre complicado, mas conseguimos ganhar”, disse Barros.

Orgulho

Lúcia Neves mudou com a família para São José dos Campos há 10 anos. A filha dela, Lívia, é atleta do handebol no programa Atleta Cidadão. Lúcia tem orgulho da cidade.

“Foi uma opção muito boa ter vindo para São José e ver o incentivo que a cidade dá para o esporte, como o Atleta Cidadão, que é maravilhoso. Estou feliz de participar deste evento de 10 títulos consecutivos nos Jogos Regionais”.

Liderança

Os jogos deste ano confirmaram a hegemonia joseense no esporte regional, que vem desde 2012 com conquistas sucessivas – em 2020 e 2021, a competição foi suspensa devido à pandemia da covid-19.

A sequência começou em 2012, 2013 e 2014 (sede Caraguatatuba), 2015 (sede Taubaté), 2016 e 2017 (sede Caraguatatuba), 2018 (sede Ilhabela e São Sebastião), 2019 (sede São Sebastião), 2022 (sem sede fixa) e agora em 2023 (sede Pinda).

Nos Jogos deste ano, disputados em julho, São José dos Campos encerrou sua participação com total de 320 pontos, 14 à frente da cidade anfitriã.

No total, foram 39 troféus, sendo 22 de campeão (ouro), 14 de vice (prata) e três de terceiro colocado (bronze).

Das 42 equipes joseenses, entre masculinas e femininas, 36 foram campeãs ou vices e garantiram classificação automática para a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São José do Rio Preto, na qual São José irá em busca do quinto título consecutivo.

Ao todo, foram 438 atletas, sendo que 222 (50,7%) estão vinculados ao programa Atleta Cidadão.

Atleta Cidadão

O Atleta Cidadão, consolidado por uma lei municipal de 2019, completa neste ano 24 anos de existência.

O programa mobiliza mais de 1.500 crianças e jovens, de 8 a 20 anos, representando 27 modalidades esportivas da cidade.

Botão Voltar ao topo