fbpx

Nascentes em São José dos Campos recebem novas placas de identificação

O Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de nascentes em áreas públicas urbanas

O Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de nascentes em áreas públicas urbanas. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos instalou 40 placas nas 38 nascentes protegidas pelo Programa Revitalização de Nascentes (PRN) em todas as regiões da cidade, como uma das formas de mostrar a relevância desses locais.

Além de identificar a nascente, as placas também orientam sobre como as pessoas podem colaborar com a preservação e informam qual rio ela faz parte. O objetivo é dar visibilidade e mostrar à população quão importante é valorizar e cuidar dessas áreas, da conservação da água e da biodiversidade.

Sobre o programa
Desde 2006, o Programa Revitalização de Nascentes promove o cuidado de nascentes em áreas públicas urbanas, por meio de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas.

Uma das primeiras providências inclui a proteção das áreas responsáveis pelo abastecimento dos cursos d’água para que a água das chuvas possa ser interceptada pela vegetação e retida pelo solo, podendo fluir de forma gradual em direção aos córregos.

Para garantir o abastecimento de água, é fundamental proteger os mananciais. Portanto, são realizados reflorestamentos nas áreas de preservação permanente, com o foco voltado para as nascentes e as faixas ciliares dos cursos d’água.

Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvido um programa de educação ambiental nas escolas públicas, que leva os alunos e professores a um mergulho nas questões relacionadas à preservação das águas do rio Paraíba do Sul. E isto se dá com os cuidados de cada uma das nascentes encontradas nas áreas públicas de nossa cidade.

publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Botão Voltar ao topo