A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta terça-feira (25), o 2º Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador com o objetivo de promover segurança e qualidade de vida e evitar acidentes nos locais de trabalho.
Durante toda a manhã, profissionais de saúde de órgãos públicos e de empresas particulares de São José e outras cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) acompanharam palestras e participaram de atividades, como ginástica laboral.
O evento foi promovido pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado à Secretaria de Saúde e que é referência para 12 munícipios da região.
“Seminários como este são muito importantes para capacitação dos profissionais da saúde. Para nós, funcionários municipais, é fundamental para prestarmos um serviço cada melhor à população”, disse Rodney do Carmo e Silva, supervisor da Vigilância Ambiental em Saúde de Jacareí.
“Esta interação entre profissionais de saúde de vários setores é sempre muito válida. A troca de conhecimentos e ideais que este seminário promoveu será aplicada nas nossas atividades diárias”, afirmou Claudinei de Oliveira, técnico em Segurança do Trabalho da Santa Casa de São José.
Acolhimento e orientação
O Cerest, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São José, é uma Unidade de Saúde Especializada do SUS (Sistema Único de Saúde).
Acolhe, atende, acompanha e orienta os trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho (típico, de trajeto ou biológico), doenças ocupacionais (lesões por esforço repetitivo e Perda Auditiva Induzida por Ruído, entre outras).
Nos casos de acidentes de trabalho fatais, as orientações são realizadas diretamente com os familiares ou responsáveis.
Além de São José, integram o Cerest da RMVale os municípios de Caraguatatuba, Caçapava, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São Sebastião e Ubatuba.