O Campeonato Paulista de Voleibol da Divisão Especial será a atração a partir de agosto. O principal torneio regional do país reunirá sete equipes no feminino e oito no masculino, sendo um aperitivo de gala para a Superliga Nacional 2023/24.
A disputa no feminino começará no dia 7 de agosto, enquanto no masculino a primeira rodada acontecerá no dia 18. O Departamento Técnico da Federação Paulista de Volleyball, organizadora da competição, divulgará a tabela da primeira fase para os dois gêneros nos próximos dias.
O feminino reunirá as equipes do Sesi Vôlei Bauru, atual campeão, AA São Caetano, Barueri Volleyball Club, Pinheiros, Osasco/São Cristóvão Saúde, Renasce/Sesi/Sorocaba e Campinas Vôlei.
O sistema de disputa prevê todas as equipes em um grupo e jogando em turno único. As quatro equipes mais bem colocadas se classificam para as semifinais e as vencedoras farão a final. A partir da segunda fase, os playoffs serão em dois jogos e com a disputa do Golden Set se for necessário.
Já o torneio masculino terá o Vôlei Renata, atual tricampeão estadual, Sesi São Paulo, Vedacit Vôlei Guarulhos, Farma Conde/São José dos Campos, Climed/Atibaia, Vôlei Futuro/Araçatuba, Super Vôlei/Santo André e Suzano Vôlei.
Os clubes também estarão em um grupo e a posição na primeira fase definirá os confrontos de quartas de final, que será jogada em dois jogos e Golden Set. Para as semifinais e finais, o sistema prevê playoff melhor de três jogos.
No ano passado, no torneio feminino, o Sesi Vôlei Bauru chegou ao segundo título paulista ao bater na decisão o Pinheiros. Já no masculino, o Vôlei Renata, de Campinas, garantiu o tricampeonato vencendo do Sesi São Paulo.
O Campeonato Paulista Adulto de Voleibol, Divisão Especial, tem organização e promoção da Federação Paulista de Volleyball.