fbpx

Jacareí realiza II Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale

II Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale do Paraíba celebra a cultura e o pertencimento na região

Acontece em Jacareí, no Auditório da Secretaria de Educação, neste sábado (8) à partir das 9h, o “II Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale do Paraíba”.

Este evento, dedicado a promover e celebrar a cultura valeparaibana, reunirá escritores, artistas e apreciadores das artes em um dia de inspiração e intercâmbio cultural, trabalhando sobretudo o pertencimento dos escritores do Vale e a divulgação da cultura regional.

O II Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale do Paraíba busca fortalecer os laços entre os escritores e artistas locais, oferecendo uma oportunidade única para compartilhar experiências, conhecimentos e trabalhos. O evento promoverá debates, palestras e performances, criando um ambiente propício para a troca de ideias e a construção de novas parcerias.

Destacados escritores e artistas da região estarão presentes para compartilhar seu trabalho e suas perspectivas criativas. A programação inclui palestras, esquete teatral, dinâmica de grupo e roda de conversa com os artistas. Haverá espaço destinado a venda de livros dos escritores da região e das academias. No dia haverá também doação de livros para presentear os participantes do evento.

O encontro será realizado no Auditório da Secretaria de Educação e terá início às 9h com a abertura oficial do escritor e jornalista Elton Rivas. É aberto ao público e todos os interessados em literatura e arte são bem-vindos para participar deste encontro cultural enriquecedor. Os participantes terão a oportunidade de ampliar seus horizontes artísticos, interagir com artistas talentosos e apreciar a rica diversidade criativa da região.

“O objetivo principal deste segundo encontro é divulgar a cultura valeparaibana, resgatar valores, personas, bens da natureza, trabalhando o pertencimento do artista e escritor ao Vale do Paraíba, difundindo a cultura local, fazendo com que eles tenham o prazer e orgulho de pertencer e falar sobre a região.”, afirma Waldir Capucci, escritor e idealizador do evento juntamente com a Academia Jacarehyense de Letras e com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy.

Confira a programação abaixo:

09h – Abertura oficial – Cerimonialista do evento, Escritor e jornalista Elton Rivas

09h30 – Palestra: Captação de recursos para projetos culturais – Leis de Incentivo à Cultura, Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, Editais com Escritor Guilherme Mendicelli – Presidente da Fundação Cultural de Jacarehy

10h30 – Palestra: Conhecendo Zé Mira (ícone da cultura popular valeparaibana) Artista: Maria Helena Mira

13h00 – Esquete teatral com o espetáculo “Fragmentos Literários – a Viagem” Grupo Icônico, de São José dos Campos

13h30 – Palestra com o escritor Joaquim Botelho

16h10 – Palestra de encerramento: “Educação e Cultura irmanadas” Escritora e Secretária de Educação de Jacareí, Sra. Maria Thereza Ferreira Cyrino

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Rua Lamartine Delamare, 69, Centro

Botão Voltar ao topo