fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estudantes se encantam com astronautas em São José

Astronautas Robert Thirsk e Sian Proctor encantam público presente na Arena – (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O painel com os astronautas Robert Thirsk e Sian Proctor reuniu cerca de 4.000 pessoas na Farmaconde Arena, região oeste de São José dos Campos, e encantou o público que acompanhou o evento na quarta-feira (5).

Os astronautas falaram sobre a experiências de suas missões ao espaço e também responderam perguntas da plateia. Estudantes das redes municipal e estadual de ensino eram a maioria entre o público.

O painel é um dos mais tradicionais eventos realizados nas edições do SSP (Space Studies Program), considerado o mais completo e abrangente programa do setor espacial no mundo.

“Crianças são ótimas, porque elas podem perguntar qualquer coisa, elas têm muita imaginação e estou animada para ouvir o que elas querem saber. Eu farei tudo o que puder para inspirar a próxima geração a ir lá pra cima, e é por isso que estou aqui hoje”, afirmou a astronauta Sian Proctor antes do início do evento.

E não deu outra. Durante mais de uma hora, os astronautas falaram sobre diversos assuntos sob os olhares atentos do público e inspiraram muita gente.

“Estou achando muito legal essa experiência, é uma grande oportunidade ouvir os astronautas contando suas histórias no espaço e são coisas que não vemos nos livros e podemos imaginar com base no que eles falam. Todas as apresentações foram muito legais”, disse Lariane Ribeiro da Silva, 12 anos, do 6º ano da Emefi Profa. Homera da Silva Braga.

O aluno da Emefi Prof. Antônio Palma Sobrinho, Lucas Matheus Romano Carvalho, 9 anos, veio vestido a caráter inspirado em seus heróis.

“Quando eu soube que os astronautas iam dar autógrafo eu fiquei feliz e eu pensei em vir de uniforme porque eu gosto de astronautas. Eu gosto do espaço e de ciências, estou muito feliz de participar desse evento, meu sonho é ir para o espaço.”

Além dos dois astronautas, o evento também contou com a exibição de vídeo da Missão Espacial Chinesa, que está em órbita. A organização foi liderada pelo Instituto Alpha Lumen, que vem apoiando diversos eventos públicos do SSP23.

Antes do evento, o público acompanhou uma apresentação da banda da Emefi Profº Moacyr Benedicto.

O Painel de Astronautas também foi realizado à noite no Cefe (Centro de Formação do Educador).

Sobre o SSP23

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

O evento conta o patrocínio da Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Botão Voltar ao topo