fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Elite do hipismo no Brasileiro Senior Top e Amadores na Hípica Paulista

Stephan Barcha, atual bicampeão brasileiro senior top, veio especialmente da Europa para defender o título. A disputa também é válida como observatória pan-americana. Ao mesmo tempo quase 500 amadores concorrem ao título em provas 1 a 1.40m

Stephan Barcha veio especialmente da Europa para defender o título brasileiro
(Foto: Luis Ruas)

Essa semana a caravana do hipismo brasileiro tem encontro marcado na Sociedade Hípica Paulista. Entre dias 6 e 9, o Campeonato Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), a 1.55m, e de Amadores que disputam o título brasileiro em cinco alturas.

A categoria Senior Top conta com 30 conjuntos (cavalo/cavaleiro) que além do título brasileiro também pontuam na 5ª de 10 etapas do ranking brasileiro 2023.

De quebra, a disputa que distribuiu R$ 200 mil em premiação também vale pela 5ª de sete observatórias pan-americanos em solo nacional para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile.

Encontram-se na liderança do ranking após 4 etapas, Stephan Barcha, atual bicampeão brasileiro senior top 2021/2022 que veio especialmente da Europa para defender o título, 54 pontos.

Doda Miranda ocupa o 2º posto, 48 pontos, seguido por Lucio Osório, 44 pontos, Thiago Rhavy de Sá e Silva, 39 pontos, Luciana Lossio, 32 pontos, e Guilherme Foroni, 29 pontos.

José Roberto Reynoso Fernandez, que vem empatado em 8º lugar no atual ranking brasileiro é pentacampeão brasileiro senior top 2020/2019/2018/2016/2015 e pode conquistar o hexa.

Entre os 27 concorrentes da categoria Senior Top são três as amazonas: brasiliense Luciana Lóssio, campeã do ranking brasileiro senior top 2021, a carioca Stephanie Macieira e Andrea Guzzo Muniz Ferreira, baiana radicada em São Paulo. Vale lembrar que o hipismo é o único esporte olímpico em suas três modalidades em que homens e mulheres competem em total condição de igualdade.

Os títulos brasileiros da categoria para cavaleiros e amazonas não profissionais são disputados em cinco séries: Amador B, 1m, Amador A, 1.10m, Amador, 1.20m, Amador Top, 1.30m, e, a partir desse ano, incluindo também a categoria Amador Super Top, a 1.40m, totalizando mais de 500 conjuntos e cerca 400 competidores, considerando que parte deles salta com dois cavalos.

Concorrentes das categorias Amador A e Amador saltam na pista de grama com armação de percursos a cargo de Lucia Faria Alegria Simões. Amadores B, Top e Super Top e os concorrentes da categoria Senior Top saltam na pista de areia com armação de Gabriel Malfatti.

E são os amadores – cavaleiros e amazonas não profissionais de 21 a 41 anos ou também outros masters (acima de 41 anos) que optam por saltar a categoria – que na prática levam o hipismo de geração em geração. Boa parte deles montava na infância e juventude e acaba parando no início da carreira profissional e já estabilizados profissionalmente voltam a montar.

Luciana Lossio, primeira mulher ministra do Superior Tribunal Eleitoral entre 2011 e 2017,por exemplo, foi campeã brasileiro Amador Top 2019/2020, tendo voltado a montar há pouco mais de 10 anos e hoje aos 49 anos vem disputando com sucesso a categoria Senior Top.

E, é claro, que o amor pelos cavalos e paixão pelo esporte também costuma passar para filhos e netos, característica que torna o hipismo um esporte familiar e há ocasiões em que três ou até mesmo quatro gerações podem se encontrar competindo em um mesmo evento.

Ordens de Entrada e Resultados

Transmissão ao vivo SHPTV / Horsepix

Entrada franca
Sociedade Hípica Paulista – Rua Quintana, nº 206
Campeonato Brasileiro Senior Top e Amadores
6 a 9 de julho
Estacionamento: R$ 45

Botão Voltar ao topo