fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Urbam em São Josoe nicia novo estudo sobre composição do lixo urbano

Objetivo é verificar o volume de lixo comum que chega misturado à coleta seletiva e vice-versa. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Urbam (Urbanizadora Municipal) iniciou o estudo sobre a composição dos resíduos sólidos de São José dos Campos. Trata-se da gravimetria, que tem como objetivo conhecer as características qualitativas do “lixo urbano”, ou seja, sua composição por tipos e o percentual de cada componente de uma amostra.

Os componentes mais comuns são papéis, metais, vidros, plásticos e matéria orgânica. Nesse estudo, é levantado o volume de lixo comum que chega misturado à coleta seletiva e vice-versa.

A metodologia utilizada pela Urbam para realizar a caracterização qualitativa é o método do quarteamento (amostragem de resíduos sólidos), conforme procedimentos propostos pela Cetesb (1990), por meio da norma ABNT NBR 10.007/2004.

A gravimetria é feita a cada cinco anos e abrangerá todos os setores da coleta seletiva, coleta comum, coleta de feiras livres, varrição e capina, em todo o município, bem como os rejeitos do Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Esse mês está sendo realizado o estudo da coleta seletiva. Em agosto, terá início o da coleta comum.

Quando este estudo ocorre de forma sistemática e continuada, é possível demonstrar as variações na composição do “lixo urbano”, o que colabora para o planejamento da gestão e manejo dos resíduos, na definição de estratégias de educação ambiental e até mesmo nas otimizações dos planos de coletas de resíduos.

Geração de resíduos

O aumento populacional, o crescimento e/ou diminuição do poder aquisitivo produzem alterações nos padrões de consumo, que colaboram para ampliar ou minimizar a geração de resíduos sólidos.

Soluções inadequadas podem agravar os riscos de contaminação do solo, da água e do ar e ainda colaborar na proliferação de vetores transmissores de doenças. Por isso, a importância de um estudo sobre a composição do lixo, além das boas práticas para a sua destinação final adequada.

Botão Voltar ao topo