fbpx

SSP23 terá painel com astronautas na Farmaconde Arena em São José

Painel vai reunir astronautas na Farmaconde Arena em mais um evento aberto do SSP23. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em mais um evento aberto ao público, o SSP23 programou para a próxima quarta-feira (5) um painel com a participação de astronautas na Farmaconde Arena, na região oeste de São José dos Campos.

O evento terá início às 14h e terá entrada gratuita, com contribuição voluntária com um quilo de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade. Também não haverá necessidade de se fazer inscrição.

Estarão em São José dos Campos para participar do evento, o canadense Robert Thirsk, um dos mais experientes astronautas da Nasa, e Sian Proctor, primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave (mais informações abaixo).

Além dos dois astronautas, o evento vai contar com a transmissão de uma expedição diretamente da Missão Espacial Chinesa, que está em órbita.

Cerca de 3.000 alunos da 67 Emefis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) participarão do encontro, que terá transmissão ao vivo da TV Câmara, canal 12.3 e também pelo Youtube.

O Painel de Astronautas também será realizado a partir das 20h, no Cefe, e também será aberto ao público, mas terá transmissão apenas em inglês.

Sian Proctor

Sian Proctor, primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave. A astronauta foi piloto da SpaceX Inspiration4, primeira missão orbital totalmente civil em setembro de 2021.

Astronauta, geocientista e artista espacial, Dr. Sian Proctor é CEO da Space2inspire e fundadora da organização sem fins lucrativos Proctor Foundation for Art and Science. Além de ter no currículo a missão SpaceX Inspiration 4, é a primeira astronauta comercial afro-americana e a primeira afro-americana a fazer uma pintura no espaço.

Proctor é professora de geologia, sustentabilidade e planetologia no South Mountain Community College. Proctor também trabalhou no primeiro HI-SEAS, um habitat financiado pela NASA para futuros voos tripulados à Marte.

Robert Thirsk

Robert Thirsk, astronauta canadense, participou de várias missões ao espaço, entre elas a Expedição 20 e 21, as primeiras expedições à Estação Espacial Internacional.

Formado e com mestrado em engenharia mecânica na Universidade de Calgary e no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) e medicina pela Universidade McGill, Thirsk trabalhava no programa de residência de medicina de família em Montreal quando foi selecionado para se juntar ao programa espacial canadense em dezembro de 1983.

Liderou uma equipe internacional de pesquisas que estudou o efeito da ausência de peso no coração e nas artérias sanguíneas. Esta equipe foi responsável por criar e desenhar um ‘roupa anti-gravidade’, que pôde ajudar os astronautas a suportar melhor os efeitos da longos voos espaciais no sistema cardiovascular.

Sobre o SSP23

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Botão Voltar ao topo