fbpx

Pinda participa do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos

86ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana aconteceu em Valinhos (SP)

Representando o município estiveram presentes o secretário adjunto da pasta, André Salgado e a arquiteta Helen Rezende Homem de Melo.. (Foto: divulgação)

Representantes da Secretaria de Obras e Planejamento participaram na última semana, em Valinhos (SP) da 86ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que contou com a presença de aproximadamente 100 municípios. Representando o município estiveram presentes o secretário adjunto da pasta, André Salgado e a arquiteta Helen Rezende Homem de Melo.

A abertura do evento foi realizada pela Prefeita, Capitã Lucimara Godoy que frisou sobre a importância da mobilidade urbana nas relações sociais e profissionais de cada munícipe, destacando a atenção que o setor necessita. Na sequência, o secretário de Mobilidade Urbana de Valinhos, Redcliff Sierra Santos, ressaltou sobre a importância de alcançar uma mobilidade universal, não se restringindo apenas aos centros urbanos, mas também às zonas rurais.

Durante o primeiro dia de evento, Eduardo Aggio de Sá, diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SP), Joubert Fortes Flores Filho, presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPtrilhos), Francisco Christovam, Presidente Executivo da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e demais autoridades e representantes, abordaram temas como políticas de incentivo ao uso do transporte público, criação e implantação do SUM (Sistema Único de Mobilidade), atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regularização do sistema de Mototáxi e Motofrete e programas de educação e sinalização viária.

Representantes das empresas Google e Mitra apresentaram diversas ferramentas de facilidades tecnológicas para uso do município. O segundo dia do evento contou com discussões sobre mobilidade rural e turismo urbano.

“Muito importante participarmos de seminários como esse pois nos faz evidenciar que a escassez de um bom planejamento dentro da mobilidade urbana juntamente com a escolha do meio de transporte utilizado acarretam inúmeros problemas para a sociedade e meio ambiente”, afirmou o secretário Adjunto André Salgado.

Pindamonhangaba vem implementando melhorias para o setor de mobilidade urbana e impulsionando uma ampliação da mobilidade sustentável. Um exemplo disso é a revitalização da Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, que conta com a implantação de uma ciclovia de 3 quilômetros de extensão, com iluminação dos dois lados da pista, objetivando uma maior segurança para os usuários.

Botão Voltar ao topo