fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Delegação de Erechim (RS) conhece ações inovadoras em São José

Delegação de Erechim visitou setores da Prefeitura, Parque Tecnológico e Hospital de Retaguarda. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Uma delegação de Erechim (RS) visitou na sexta-feira o Hospital de Retaguarda, onde funciona a ala pediátrica do Hospital Municipal, considerado um case de sucesso da saúde pública.

O grupo está na cidade há dois dias e veio conhecer de perto as inovações da primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil.

O Hospital de Retaguarda foi construído pela Prefeitura no prazo recorde de 35 dias e inaugurado em 8 de julho de 2020 com um modelo que virou referência nacional.

A unidade foi construída com recursos do município e de empresas parceiras. A prefeitura optou pela construção em sistema modular para fazer um hospital de Retaguarda evitando fazer um hospital de campanha, que não poderia ser aproveitado após a pandemia.

Delegação

Participaram da visita 15 pessoas da delegação de Erechim, que tem 47 integrantes. O grupo é composto por secretários municipais, representantes de instituições de ensino superior (pública e comunitária), empresários de vários setores, membros da Associação Comercial, Cultural e Industrial, representante do Sistema S, do turismo regional e diretores de 2 hospitais (público e privado).

Um dos objetivos do grupo foi trocar experiências, ver como funciona uma Cidade Inteligente e ter como referências exemplos de inovação em segurança pública, saúde, educação, gestão de serviços públicos, inovação e tecnologia.

Inovação

“Viemos buscar conhecimento. Todos os setores que visitamos exalam busca pela inovação, que fazem São José ser uma cidade diferente. Dos projetos que vimos, percebemos uma interação do poder público com setores empresariais e principalmente com o cidadão. Extraímos algo positivo em todos os lugares”, disse Jackson Arpine, diretor executivo do Hospital Municipal Fundação Santa Terezinha, de Erechim.

Para ele, foi uma grande novidade ver de perto um hospital feito em projeto de módulos. “Aqui dentro, a estrutura é bem dimensionada como hospital e boas divisões de espaço. Muito interessante”, afirmou.

“Vimos setores bastante focados no desenvolvimento e na inovação. Ver o vídeo da construção do Retaguarda foi emocionante e ver o hospital de perto, também. As pessoas que conhecemos aqui pensam diferente, têm conhecimento completo das suas áreas e brilho no olhar quando falam da cidade”, afirmou Alessandra Sonda, gerente da Unimed de Erechim.

Programação

A comitiva de Erechim visitou as empresas do Parque Tecnológico e o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da prefeitura, que monitora a cidade 24 horas com câmeras inteligentes.

O grupo também esteve no Paço Municipal para conhecer os principais projetos de inovação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Visitaram a Sala do Empreendedor, responsável por atender interessados em empreender, que desde 2017 é considerada uma das mais rápidas do país nesse tipo de atendimento.

Emerson Schelski, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, destacou a importância da troca de experiências com São José.

“Nós também temos uma Sala do Empreendedor e aqui vimos onde podemos chegar. Estamos em um processo de maturação e vamos levar os conhecimentos que tivemos em São José, uma cidade tão bem estruturada, para nos ajudar a continuar crescendo.”

Botão Voltar ao topo