GCM São José apresenta nova frota de motos e carros elétricos

Membros das forças de segurança conheceram as viaturas na rampa do Paço Municipal. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A redução dos índices criminais em São José dos Campos foi o principal tema da 23ª reunião de trabalho do programa São José Unida, realizado na quinta-feira (29), no Paço Municipal, que reuniu todas as forças de segurança que atuam na cidade.

A Prefeitura também apresentou no evento as novas motos e viaturas 100% elétricas, que serão entregues às equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da atividade delegada da PM (Polícia Militar) no início do segundo semestre.

Serão 30 motos de 500 cilindradas, sendo 10 para a Polícia Militar e 20 para a Guarda Municipal. O investimento na locação das motocicletas é de R$ 105 mil por mês. Já as viaturas elétricas terão um custo mensal de R$ 335 mil por 38 unidades, sendo 30 para a GCM e 8 para a PM.

O encontro serviu para a apresentação de estratégias para melhorar ainda mais a segurança pública da cidade, que é referência no país. Participaram os comandos das polícias Civil, Militar, Federal, Científica, Rodoviária Estadual e Federal, Bombeiros, Detran e os órgãos da Prefeitura.

Indicadores

Nos últimos sete anos, com o São José Unida e investimentos em inteligência artificial na criação do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), os índices mantêm queda acentuada. O roubo de veículos, por exempo, passou de 1.642 casos de janeiro a maio de 2016 para 598 no mesmo período deste ano (redução de 63,6%).

“São José dos Campos é uma cidade de grande porte, com uma população de quase 700 mil habitantes, e quando analisamos a atual taxa de homicídios, na proporção de cada 100 mil habitantes a cidade registra 6 homicídios”, afirmou o tenente-coronel Wilker Lopes, comandante do 46º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior). “Um número bastante positivo, que podemos considerar uma referência. Isso é fruto dessa união de esforços das forças de segurança.”

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo