fbpx

Guarulhos e Campinas estão entre as três maiores cidades do país, fora as capitais

Dados do Censo Demográfico de 2022 foram divulgados pelo IBGE nesta quarta (28)

Vista da cidade de Guarulhos. (Foto: GESP)

O estado de São Paulo tem dois dos três municípios mais populosos do Brasil fora das capitais. Segundo o Censo Demográfico de 2022, os 20 municípios mais populosos do país concentram 22,1% da população e 17 deles são capitais. Os demais são Guarulhos e Campinas, em SP, e São Gonçalo, no RJ.

Além disso, a cidade de Sorocaba apresentou o quarto maior crescimento em população: 136,7 mil novos moradores entre as duas pesquisas, um aumento de 23,34%.

Menores municípios
A cidade de Borá, no interior de SP, é o segundo menor município do país em termos de população, com 907 habitantes. O local perde apenas para a cidade de Serra da Saudade, de Minas Gerais, que tem 833 habitantes, segundo a pesquisa.

Com um aumento populacional de 12,7% em relação ao último Censo, de 2012, Borá “perdeu” o posto do município menos populoso do país, apontado no levantamento anterior.

Entre as 20 cidades com as menores populações, três são paulistas: além de Borá, estão no ranking Nova Castilho, com 1.062 habitantes e em quinto lugar na lista, e Uru, com 1.387 moradores e em 18º lugar.

Botão Voltar ao topo