fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Físico e astronauta inauguram Quartas Espaciais da SSP23 no Cefe

Na estreia do programa Quartas Espaciais foi programado a palestra Viagem Espacial Através das Décadas e Além, com o físico americano Jim Green e o astronauta russo Mikhail Marov, que participará online.

Apresentação de bandeiras pelos estuantes durante a cerimônia de abertura. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC))

Até o final do SSP23 (Space Studies Program), as quartas-feiras à noite serão dedicadas para palestras e outros eventos abertos ao público, que ocorrerão sempre no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte de São José dos Campos.

Na estreia do projeto Quartas Espaciais, está programada a palestra Viagem Espacial Através das Décadas e Além, com o físico americano Jim Green e o astrônomo russo Mikhail Marov, que participará online.

O evento começa às 20h e não há necessidade de inscrição. No local, haverá arrecadação voluntária de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade.

Segundo a ISU (International Space University), organizadora do programa de estudos espaciais, o painel com os dois especialistas vai explorar a atmosfera da busca científica de conhecimento sobre o sistema solar.

Corrida espacial

Trecho de material de divulgação da ISU
O início da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética não apenas envolveu os humanos na lua, mas também uma competição empolgante para explorar outros objetos planetários em nosso sistema solar. O interesse fervoroso da NASA em Marte e a busca da União Soviética por Vênus exemplificam o entusiasmo e a determinação entre os cientistas.

Esta competição alimentou uma era sem precedentes de descobertas científicas e inovação, e que levou a avanços rápidos na tecnologia de espaçonaves, ciência planetária e estratégias de exploração interplanetária. A empolgação entre os cientistas era emocionante, pois cada missão bem-sucedida revelava novas camadas de conhecimento sobre os mundos vizinhos dentro de nossa vizinhança cósmica.

Sobre o SSP23

Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.

Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Botão Voltar ao topo