fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pacientes do HM em São José têm apoio espiritual de Capelania

A pedido da família, padre Benedito faz oração e dá bênção para paciente idosa, no Hospital Municipal. (Foto: Divulgação/PMSJ)

Além do atendimento médico e hospitalar, pacientes do Hospital Municipal contam com uma acolhida especial de apoio espiritual do serviço de Capelania, formada por voluntários de igrejas evangélicas e católicas.

O pastor evangélico Ildefonso Benedito de Souza, o padre Benedito Paulo de Carvalho e voluntários visitam pacientes pedindo permissão para fazer uma oração, dar uma bênção, oferecer palavras de fé e esperança, respeitando as religiões. As equipes começam com uma oração na capela do HM.

Pedidos de visitas chegam de pessoas do hospital e das igrejas, para pacientes e familiares. Também é comum pacientes pedirem orações para companheiros de quarto, de enfermaria e para quem eles sabem que vão passar por cirurgias.

“O trabalho feito neste hospital é a obra de Deus. Vejo a dedicação dos profissionais como uma missão divina. Converso com doentes e eles chamam os enfermeiros de anjos. Isso é muito bonito”, disse o pastor Ildefonso, que trabalha na Capelania do hospital há 21 anos.

O pastor também faz reuniões rápidas com colaboradores do HM chamadas de Minutos com Deus. Os setores são alternados para dar oportunidade de participação a todos que trabalham no hospital.

“Todos precisam de oração”, disse o pastor após fazer o Minuto com Deus com equipe da cozinha do HM. Segundo ele, está provado cientificamente que a oração contribui para a recuperação dos pacientes e a paz no ambiente.

Diego Rico Freitas confirma. Há um mês no hospital, ele esteve na UTI, recebeu unção pelo padre Benedito e agora está na enfermaria se recuperando. “Me ajudou muito mesmo. A gente sente o amparo de Deus”, disse o paciente.

Milagres

Para o padre, há 7 anos na Capelania, de domingo a domingo, todos os dias acontecem milagres no Hospital Municipal. “Aqui recebemos graças o tempo todo porque seguimos o exemplo de Jesus, cuidando dos enfermos”.

Durante as visitas, muitos pacientes ficam emocionados. Às vezes as orações também são feitas a familiares e pais, caso dos bebês prematuros da UTI Neonatal.

A vida do bebê Patrick, que nasceu de 24 semanas e ficou na UTI Neonatal por 5 meses, é um exemplo de milagre para o padre.

“As orações foram um elo sagrado onde a fé transcendeu as limitações do corpo e abriu caminho para a cura. Patrick é um testemunho da força das orações. Na capela do Hospital Municipal, nossas orações de súplica se transformaram em gratidão”, afirmou Gracieli Damázio, mãe de Patrick.

“As visitas são a propagação da fé sem desmerecer a ciência. A Capelania está à serviço da vida”, disse padre Benedito.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Botão Voltar ao topo