fbpx

Cúpula da ISU chega para o programa de estudos espaciais

A abertura oficial será nesta segunda-feira (26), a partir das 18h, no Parque Tecnológico

Su-Yin Tan e Pascale Ehrenfreund: a próxima reitora e a atual presidente – Foto: Adenir Britto/PMSJC

A presidente da ISU (International Space University), Pascale Ehrenfreund, chegou a São José dos Campos para participar do SSP (Space Studies Program), maior programa de estudos espaciais do mundo. A abertura oficial será nesta segunda-feira (26), a partir das 18h, no Parque Tecnológico.

Na parte da manhã, a dirigente fez uma visita institucional à sede da Prefeitura, parceira da ISU na organização do evento, ao lado do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Ela estava acompanhada da futura reitora da instituição, Su-Yin Tan, que é professora da Universidade de Waterloo (Canadá), do diretor do Inpe, Clézio de Nardim, e reitor do ITA, Anderson Correia.

Durante a audiência no Paço Municipal, Pascale destacou a importância das atividades acadêmicas, que serão realizadas na cidade até o dia 25 de agosto. “Estamos muito felizes por estar aqui e com bastante entusiasmo para essas 9 semanas de trabalho e estudo, formando a nova geração do setor espacial.”

Astrofísica

Nascida em Viena, na Áustria, Pascale Ehrenfreund é professora de instituições como a Universidade George Washington, na capital dos Estados Unidos, e do Observatório de Leiden, na Holanda. Ela tem doutorado em astrofísica e mestrado em biologia molecular e gestão e liderança.

Há 30 anos, Pascale contribui como pesquisadora e líder de equipe para astronomia e missões planetárias das agências espaciais europeia (ESA) e americana (Nasa). Também atuou como presidente do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) entre 2015 e 2020.

O asteroide 9826 Ehrenfreund 2114 T-3 leva o nome dela.

SSP

Considerado o mais importante evento de estudos espaciais do mundo, o SSP trará para São José dos Campos cerca de 300 pessoas de 50 países, entre professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais. O evento é um importante programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5 mil profissionais de mais de 100 países.

Mais informações no site do programa.

Botão Voltar ao topo