fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 279 sargentos na Turma Esparta

Ao todo, 279 novos Sargentos serão distribuídos pelas diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB)

Os formandos serão distribuídos pelas diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira. (Foto: Sargento Müller Marin / CECOMSAER )

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, nessa quarta-feira (21/06), a cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Esparta. Ao todo, 279 novos Sargentos serão distribuídos pelas diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de cumprirem suas missões nas mais distintas áreas de atuação.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Interino, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; de Oficiais-Generais, entre outras autoridades militares e civis.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini relembrou seu tempo de aluno na EEAR e parabenizou os novos profissionais da FAB. “É sempre uma cerimônia muito especial, com grande emoção, pois aqui eu iniciei a minha carreira na Força Aérea Brasileira, em julho de 1979. Quero parabenizar essa nova turma de Sargentos. Sejam muito felizes e lutem em prol de uma Força Aérea cada vez melhor”, pontuou o Oficial-General.

“Como Especialista que fui, aluno dessa Escola, é uma honra e um privilégio maior ainda poder renovar a minha energia presenciando uma formatura como essa. Tenho certeza de que estamos entregando os melhores Sargentos para a FAB”, declarou o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Como símbolo do término do curso de formação, a primeira colocada da Turma Esparta, Terceiro-Sargento Dara Maria Matias Diniz, fez a passagem do Estandarte da EEAR ao aluno Maurício Henrique da Silva Moreira, primeiro colocado da terceira para a quarta série, que assumiu formalmente a liderança do Corpo de Alunos.

A Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Sargento Dara, celebrou a conquista em dose dupla. “Os dois anos de formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica foram muito intensos e gratificantes. O excelente ensino técnico-militar, aliado aos desafios superados e às amizades construídas no ‘Berço dos Especialistas’ serão levados por mim ao longo de toda a minha trajetória. Além de tudo isso, ter conseguido finalizar essa etapa tão importante como primeira colocada me enche de orgulho, pois mostrou que todo o meu esforço empregado nos estudos valeu a pena. Gostaria de agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos e a todos os envolvidos na minha formação”, disse.

Pela conquista, a militar recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira, concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Além desse, recebeu também o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Houve, ainda, a imposição da “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, que se destina a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que se destaquem nas atividades escolares, classificando-se como primeiros colocados em vários cursos da EEAR, incluindo o Curso de Formação de Sargentos.

A emoção na cerimônia que coroou os dois anos do curso
“É um momento ímpar estar aqui, porque mostra a batalha que tive nesses dois anos. Vestir essa farda depois de tantas lutas e tantas noites mal dormidas, é motivo para celebrar. Ver a alegria da minha família é algo que vou levar para sempre. A partir de hoje, sinto-me mais animado ainda para servir à Força Aérea”, declarou o formando Jônatas Farias Dias, da especialidade Desenho.

Para a senhora Kátia Miranda Barroso de Lima, mãe do Sargento Erick Vitor Miranda Castro, da especialidade Comunicações, foi emocionante viver este momento. “Estou feliz por ver o sonho do meu filho sendo realizado. Mais feliz ainda por saber que é a colheita de uma árdua caminhada. Que ele seja um militar exemplar”, desejou.

Já para o Capitão da FAB Robson Gouveia da Silva, foi uma satisfação muito grande estar na formatura da filha. “Vê-la se formando na Escola que passei em 1988 e ainda saber que o irmão diagnosticado dentro do espectro autista foi escolhido como padrinho, me deixa mais emocionado ainda. Sem dúvidas é um dia de muita alegria para a minha família”, celebrou o militar, pai da formanda em Controle de Tráfego Aéreo, Sargento Roberta de Assis Gouveia.

A cerimônia contou também com a exibição de um vídeo institucional com a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, para os formandos da Turma Esparta. Os presentes também assistiram a um vídeo em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação, que teve seu nome registrado nos céus de Guaratinguetá pelas Aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

Botão Voltar ao topo