fbpx

Defesa Civil de São José dos Campos celebra 40 anos

Drones são usados para gerenciamento e monitoramento de áreas de risco na cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Defesa Civil de São José dos Campos celebra, nesta quinta-feira (22), às 10h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), seus 40 anos de atuação na cidade.

Criada em 1983 para desenvolver ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, hoje o órgão segue a vocação de “cidade inteligente” e conta com inúmeros recursos tecnológicos para servir a população.

Agentes integrados ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com acesso às mais de 1.200 câmeras de monitoramento da cidade, 24 horas por dia, para agir com mais agilidade no atendimento das ocorrências e de forma conjunta com as equipes de Apoio Social e Mobilidade Urbana.

Sistemas integrados ao painel do CSI que alertam sobre queda de raios, chuvas intensas e ventos fortes com até uma hora de antecedência.

A plataforma da Climatempo também está disponível nos celulares dos agentes e inclui a identificação de focos de queimadas, contribuindo para as ações em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Utilização de drones para monitoramento de áreas de risco

Aparelhos de pluviométricos (para medir a quantidade de chuva) instalados na cidade.

Por ano, a Defesa Civil atende aproximadamente 3.000 ocorrências e, ao longo dos últimos anos, foram criados Núcleos de Defesa Civil no distrito de São Francisco Xavier (região norte), no Vista Verde (região leste) e no Jardim Limoeiro (região oeste), para estar mais próxima da comunidade (com trabalho de conscientização e prevenção) e ter uma brigada de voluntários das regiões para auxiliar nas ocorrências.

Atualmente, são mais de 150 voluntários de toda a cidade devidamente capacitados e treinados, não só para atuar em casos de alagamento e queimadas, como também para fazer o trabalho educativo junto à população.

Botão Voltar ao topo