fbpx

São Francisco Xavier realiza a 14ª edição da Festa do Tropeiro

Sua 14ª edição acontece no Parque Municipal do distrito, com comidas tropeiras típicas, recepção com exposição tropeira, modas de viola e passeio à cavalo. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Nos dias 30 de junho, 1° e 2° de julho, o distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, recebe a tradicional Festa do Tropeiro.

O evento, que é totalmente gratuito e livre para todas as idades, oferece shows musicais, comidas típicas, apresentações da cultura popular, cavalgada, missa campal e a escolha da Rainha da Festa. Confira a programação completa abaixo.

A festa é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Sua 14ª edição acontece no Parque Municipal do distrito, com comidas tropeiras típicas, recepção com exposição tropeira, modas de viola e passeio à cavalo.

O evento preserva a tradição do tropeirismo e valoriza as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais e aproveitavam para comercializar produtos no Vale do Paraíba.

Os tropeiros eram condutores de tropas de cavalo, burros e mulas, que atravessavam extensas áreas transportando gados e mercadorias entre as regiões de produção até as fazendas e centros consumidores. A festa resgata esses valores históricos, tão importante para a cultura regional.

Programação

Local: Parque Municipal de São Francisco

Dia 30/06 (sexta-feira)
18h – Escolha da Rainha da Festa
20h – Danilo e João Ricardo

Dia 1º/07 (sábado)
12h – Moçambique Monteiro Lobato
13h – Giba Reys – Banda Kapiau
15h – Alisson Domingos com Guilherme e Rodrigo
20h – Fernando e Fabiano

Dia 02/07 (domingo)
9h – Missa e Benção dos Animais
10h30 – Desfile de Cavaleiros
12h –Congada Filhos de N’Zambi
13h – Apresentação de Cavaleiros
14h – Marcela Oliveira
17h – Banda West Rock

Botão Voltar ao topo