
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, participou na tarde de sexta-feira (16) da Formatura de 105 soldados de 2ª classe no Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
Durante a solenidade, que aconteceu na Escola Superior de Soldados (ESSd), o chefe da pasta parabenizou os formandos e lembrou do compromisso das forças policiais em proteger a sociedade.
“Ser policial militar não é escolher uma profissão, os senhores são heróis anônimos da sociedade, que a admiram e a respeitam. Saibam que dentro da nossa gestão vocês sempre serão priorizados”, disse o secretário Derrite. “Honrem suas famílias, acreditem em suas missões e contem sempre com o nosso apoio”, finalizou o discurso.
Com duração de um ano, o curso formou 87 alunos homens e 18 mulheres, totalizando 105 soldados. Destes, 31 são de outros 12 estados do país. Os dois módulos, divididos entre o básico e o específico, abordaram diversas disciplinas como direitos humanos, criminalística, tiro defensivo pela preservação da vida, defesa pessoal, inteligência policial, psicologia, medicina legal e doutrina de polícia comunitária.
“O que temos a oferecer para vocês, além dessa farda, é honra, força e companheirismo. Vamos continuar sendo assim, como o tenente Godoi, como o seu filho, como o paraninfo e tantos outros heróis que passaram por esse pátio. Vamos vibrar até a última gota do nosso sangue e das nossas energias para honrar a nossa família e a nossa pátria”, disse o comandante-geral da PM, coronel Cássio.
Cada aluno somou pontuações pelo seu desempenho ao longo da formatura e durante a cerimônia o primeiro colocado, o sd. Yuri Silva Ribeiro, com nota 9,6, recebeu a Medalha Pedro Dias de Campos. O segundo colocado foi a sd. Caroline Brambilla, com nota 9,5, e o terceiro, o sd. Jeanderson Golnçalves do Nascimento, também com pontuação de 9,5.
O patrono da turma foi o cabo Mateus Fernandes Godoi, que morreu no exercício de suas funções em janeiro deste ano; o paraninfo é o coronel Oldecir Fernandes de Oliveira e Silva, que é professor universitário e possui currículo extenso, com formação e especialização na área da segurança pública.
Sobre a Escola Superior de Soldados
A Escola Superior de Soldados (ESSd), cujo atual comandante é o coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, foi fundada em 1984 com o intuito de padronizar e conferir excelência à formação de jovens voluntários, homens e mulheres, que decidiram tornar-se policiais e dedicar suas vidas a servir à comunidade.
Ao se formar, o novo policial militar estará apto às funções de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, bem como pelas funções de bombeiro e execução das atividades de defesa civil.
A escola também produz novos conhecimentos acadêmico-profissionais e presta serviços à comunidade, além de ser responsável pela fiscalização técnica de Cursos de Formação de Soldados PM, que funcionam em outras Unidades.