fbpx

Higiene das mãos vira tema de Arraiá no Hospital Municipal em São José

Médicas e profissionais que têm contato direto com pacientes treinam técnicas de higienização das mãos em evento. ( Foto: Divulgação/PMSJC)

Uma festa junina diferente movimentou o Hospital Municipal nesta semana. Foi o Arraiá da Higiene das Mãos, uma maneira divertida de lembrar as pessoas que trabalham no hospital sobre a importância de higienizar as mãos corretamente, nos 5 momentos necessários.

O objetivo foi alertar quem têm contato direto com pacientes, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogos, copeiras, entre outros. O procedimento correto evita infecções e beneficia profissionais e pacientes.

O Arraiá seguiu o tema da campanha da Organização Mundial de Saúde este ano, que é Ame os 5 Momentos de Higiene das Mãos. No HM, a campanha é feita pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Os 5 momentos para higiene das mãos são –1. antes do contato com o paciente, 2. antes da realização dos procedimentos, 3. após o contato com fluídos corporais do paciente, 4. após o contato com o paciente e 5. após o contato com superfícies próximas ao paciente.

Nos dois dias do Arraiá, quarta (14) e quinta (15), 480 pessoas participaram das brincadeiras juninas, em 5 barracas temáticas, no anfiteatro do hospital.

Teve pescaria de mãos com perguntas sobre o tema da campanha, arremesso de bolinha em uma mão desenhada com bactérias sinalizando uso do álcool gel, correio elegante para envio de mensagens sobre o tema para colegas de trabalho, painel para fixar as respostas nos desenhos correspondentes e técnica de higiene das mãos.

Para a enfermeira clínica Estephania Eisenwiener, que participou das brincadeiras, “a abordagem foi criativa, dinâmica e interativa, conscientizando as equipes sobre a importância da higiene das mãos, que contribui para a segurança e bem estar de pacientes e profissionais”.

Eficiência

“O objetivo é sempre conscientizar os profissionais para evitar a transmissão cruzada de micro-organismos. Higienizar corretamente as mãos é a maneira mais simples e eficiente de evitar infecções”, disse a enfermeira Juliane Ferreira Chaves Gasetta, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HM.

Segundo a enfermeira Mabel Aparecida Gomes dos Santos, também do Controle de Infecção, mensalmente são feitas auditorias nas UTIs do hospital para observar se os profissionais estão aderindo às recomendações dos 5 momentos.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Botão Voltar ao topo