fbpx

Estudantes participam de circuito educativo sobre trânsito

Durante uma semana, alunos de quatro escolas de ensino fundamental 1 da região sul participaram de uma série de atividades recreativas e educativas sobre segurança viária em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

Crianças participam de circuito educativo de trânsito e aprendem regras sobre segurança viária. (Foto: PMSJC)

Mais de 1.500 alunos da rede municipal de educação de São José dos Campos participaram nesta semana do projeto “Na Pista Certa”, promovido pela Fundação Mapfre em parceria com a Prefeitura, no Centro da Juventude.

Durante uma semana, alunos de quatro escolas de ensino fundamental 1 da região sul participaram de uma série de atividades recreativas e educativas sobre segurança viária em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

Para isso, uma carreta com plataforma foi posicionada ao lado do pavilhão, onde os estudantes assistiram a uma peça de teatro sobre segurança no trânsito. Ao saírem, participam de forma “prática”, no papel de motoristas, de um circuito de trânsito, instalado dentro do pavilhão, para aplicar as regras que aprenderam.

De bicicletas e velotrols, eles circulam pelas vias projetadas, sob o olhar atento dos agentes da mobilidade e demonstram o que aprenderam sobre sinalização viária e segurança no trânsito, além de regras de convivência e valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte do trânsito.

Agentes da mobilidade também avaliam se os novos motoristas estão devidamente equipados com capacetes, joelheiras e cotoveleiras.

A estudante Melissa Victoria Camargo Souza, de 6 anos, aprovou a atividade. “Gostei do teatro e do circuito. Gostei de andar de motoca”, disse. E a pequena “motorista” já pretende compartilhar o aprendizado com seus pais. “Não podemos parar em local proibido e também passar no sinal quando estiver laranja, porque o laranja é para ter atenção. E o vermelho não pode passar, só no verde”, disse.

A orientadora da Emefi José Frederico, Paula Beltram Teixeira de Moraes, 36 anos, acompanhou os alunos durante a atividade e considerou a ação importante porque as crianças têm um grande papel ao disseminar a informação para a família.

“Eu fiquei feliz com o conhecimento que eles já têm e percebi que eles gostaram muito da atividade e seguiram todas as regras. Todo conhecimento é válido e no trânsito ainda mais, pois envolve outras vidas. Então desde pequeno tendo essa consciência de seguir as regras do trânsito, irão levar para vida.”

Participaram das atividades, alunos das escolas Maria Gomide Santos de Souza, no Jardim Morumbi; Prof. Edwaldo F. G. Santana, no Jardim América; Profª Henriqueta Costa Porto no Parque Industrial e a Emefi José Frederico Marques, do Campo dos Alemães.

Botão Voltar ao topo